quarta-feira, 12 de maio de 2010

2 PARTE

(não se esqueça de se identificar)

2- Analisar o filme identificando qual abordagem está relacionada à escola, à professora e às alunas no início e no final das atividades docentes (ou do filme).

43 comentários:

  1. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
    Curso: Pedagogia
    Acadêmica: Andressa dos Santos Inácio
    Disciplina: Didática I


    Filme: O SORRISO de Monalisa. NEWELL, Mike. Columbia Pictures: Estados Unidos. 2003. 1DVD (117 min), color, dublado.


    O filme “Sorriso de Monalisa” relata uma sociedade totalmente machista, historia vivida em 1953 por Katharine, uma professora, que chega a uma escola tradicional, para dar aulas de artes.
    Ao chegar à escola Katharine já sente a presença do conservadorismo existente no lugar, a professora fica espantada com a capacidade de suas alunas, que usavam o método de decorar a apostila, sendo que não tinham nenhum conhecimento do que realmente era arte. Mas mesmo assim decidiu mudar os métodos educacionais, e mudar os costumes da época, onde as jovens deveriam ser donas de casa, passadeiras, cozinheiras, sem poder ter identidade própria.
    A professora então, fez O filme “Sorriso de Monalisa” relata uma sociedade totalmente machista, historia vivida em 1953 por Katharine, uma professora, que chega a uma escola tradicional, para dar aulas de artes.
    a diferença, por ter em mente uma visão futurista, e tentar mudar os métodos, fez seu papel de professora, procurando mudar a visão das estudantes, para que se formassem e tivessem um futuro melhor,
    Este filme é interessante, pois mostra a realidade da época, do machismo que existia, e trazendo-o para a atualidade concluímos que as mudanças ocorridas na educação são graças a professoras como Katharine, que buscam fazer a diferença, para uma educação melhor.

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  2. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
    CURSO: Pedagogia
    DISCIPLINA: Didática I
    PROFESSOR: Everson Ney Huttner Castro
    ACADÊMICA: Camila Lima Teixeira
    DATA: 07/06/2010

    Resenha: O Sorriso de Monalisa. NEWELL, MIKE. Columbia Pictures: Estados Unidos 2003. 1 DVD (117 MIN) Color, dublado.



    O Filme retrata a história de uma professora de artes interpretada pela atriz Julia Roberts que recém formada vai dar aula em uma escola para mulheres, totalmente comportamentalista na década de 50. Katherine (Julia Roberts) uma mulher totalmente idealizada de visão futurista se depara com um grande desafio de romper com o conservadorismo existente na escola, pois as alunas, mulheres de famílias ricas eram educadas simplesmente para serem donas de casa exemplares, esposas e mães perfeitas, sem identidade numa sociedade completamente machista. A professora não conformada se vê no desafio de fazer com que suas alunas tenham uma visão de profissionalismo, fazendo com que elas deixassem de serem taxadas apenas mulheres submissas para servir e serem mandadas, mas também para serem profissionais de sucesso sujeitos de sua própria historia.
    O filme não só mostrou a grande dificuldade de uma professora de romper o método que está imposto, mas também a sua força de mudança de não aceitá-lo e lutar pelo que acha correto, que era fazer com que as meninas enxergassem que são muito mais que donas de casa,esposas submissas, mostrar a elas que podem conciliar tudo isso e serem mulheres com voz na sociedade, alguém com capacidade de decisão que pode provocar algum tipo de mudança, que podem ser vistas como profissionais renomadas e de sucesso. São profissionais da educação assim, como a Professora Katherine que se deve formar, um educador que pode não mudar o método de uma escola rigorosa e comportamentalista, mas alguém que rompe as barreiras e faz a diferença, como Katherine fez na vida das alunas.

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  3. ANÁLISE FILMICA
    MARIA GORETI DAMIN SALVAR
    O FILME ACONTECE NA SOCIDADE BURGUESA AMERICANA NAS DÉCADAS DE 1930A 1950.
    A PERSONAGEM PRINCIPAL, JÚLIA ROBERT FAZ O PAPEL DE UMA PROFESSORA DA HISTÓRIA DA ARTE. A MESMA É CONTRATADA PARA LECIONAR NUMA ESCOLA NO NÍVEL DE ENSINO MÉDIO PARA CLIENTELA CEM POR CENTO FEMININO. ESSA ESCOLA SEGUE A TENDÊNCIA TECNICISTA. AS ALUNAS SEGUEM OS LIVROS, APOSTILAS E MEMORIZAM TUDO. A PROFESSORA TEM O PERFIL TECNICISTA COMPORTAMENTALISTA. AS AULAS SÃO ESTIMULADAS COM A PARTICIPAÇÃO SUBJETIVA NA INTERPRETAÇÃO DA ARTE.
    O IDEAL EDUCATIVO E SOCIAL TÊM COMO VALOR SUPREMO O CASAMENTO . A EDUCADORA TENTA INCUTIR NAS DOCENTES DE QUE ELAS PODEM CASAR MAS SEM DEIXAR DE ESTUDAR; QUALIFICANDO-SE PARA O MERCADO DE TRABALHO, TENDO INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA.
    A PROFESSORA É PERSEGUIDA PELA DIREÇÃO ESCOLAR, RESPONSÁVEL POR TRAZER IDÉIAS E COMPORTAMENTOS DIFERENTES, CONSIDERADOS HOSTIS AO PARAMETROS DA ESCOLA. A SOCIDADE APRESENTA-SE HOPÓCRITAS, CHEIA DE MÁSCARAS E VIVE DE APARÊNCIAS.
    AS EMOÇÕES, SENTIMENTOS E INDIVIDUALIDADES SÃO REPRIMIDAS.
    OS GESTORES DA ESCOLA , AO FINAL DO ANO LETIVO CHAMA A PROFESSORA E APRESENTAM DUAS ALTERNATIVAS: OU ELA SE ADAPTA A FILOSOFIA DA ESCOLA , PARA DE FALAR ASSUNTOS REFERENTES Á VIDA, NOVA VISÃO DE MUNDO, APEGANDO-SE SOMENTE AOS CONTEÚDOS PREVIAMENTE APROVADOS PELOS DIRETORES OU QUE A MESMA DEIXE A ESCOLA .
    A PROFESSORA OPTA EM ABANDONAR A INSTITUIÇÃO DE ENSINO. A FILOSOFIA DE VIDA, OS VALORES E A CULTURA DA PROFESSORA DIVERGIAM DA TEORIA.

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    1. Muito obg, me ajudou bastante com um exercício de escola

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  4. Resenha do filme o sorriso de monalisa..

    O SORRISO de Monalisa. NEWELL, Mike. Columbia Pictures: Estados Unidos. 2003. 1DVD (117 min), color, dublado.

    O filme vivido na década de 50, fala de Katharine Watson uma professora recém-chegada a Wellesly, um colégio feminino, que precisou modificar seu modo de dar aulas, depois do primeiro dia de aula, quando se deparou com alunas que já tinham decorado a apostila, tornando sua aula frustrante e sem efeito. A partir disso, a professora começa a trazer novos temas. leva as alunas para conhecer obras de arte diferentes e assim desperta a curiosidade e capacidade de discussão e pesquisa por parte delas. Suas aulas se tornam mais interessantes e a professora consegue resgatar sua autoridade, mas encontra resistência por parte de algumas alunas, dos outros professores e principalmente, da direção da escola. O Objetivo da Sr. Watson era mostrar para as meninas que o futuro delas não eram só casar ter filhos e viver eternamente servindo ao seu lar e marido, e sim mostrar que elas podiam se casar e continuar estudando, e que a vida não é só aprender boas maneiras, mas mudar aquele modo de pensar rigoroso da cidade inteira.
    Apesar de obter frutos por sua atuação criativa, a professora sofre uma dura avaliação da direção, que por sua vez impõe condições para que ela permaneça no colégio. Não querendo abrir mão do que acreditava, ela decidiu por não ficar, e partiu com a certeza de que pelo menos naquelas alunas havia deixado sua marca, o que contribuiria de forma positiva para o futuro delas.

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  5. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
    Curso: Pedagogia
    Acadêmica: Andressa dos Santos Inácio
    Disciplina: Didática I

    (Obs: esta é a resenha correta.)

    Filme: O SORRISO de Monalisa. NEWELL, Mike. Columbia Pictures: Estados Unidos. 2003. 1DVD (117 min), color, dublado.


    O filme “Sorriso de Monalisa” relata uma sociedade totalmente machista, historia vivida em 1953 por Katharine, uma professora, que chega a uma escola que retrata uma concepção comportamentalista, para dar aulas de artes.
    Ao chegar à escola Katharine já sente a presença do conservadorismo existente no lugar, a professora fica espantada com a capacidade de suas alunas, que usavam o método de decorar a apostila, sendo que não tinham nenhum conhecimento do que realmente era arte. Mas mesmo assim decidiu mudar os métodos educacionais, e mudar os costumes da época, onde as jovens deveriam ser donas de casa, passadeiras, cozinheiras, sem poder ter identidade própria.
    A professora então, faz a diferença, por ter em mente uma visão futurista, e tentar mudar os métodos, fez seu papel de professora, procurando mudar a visão das estudantes, para que se formassem e tivessem um futuro melhor,
    Este filme é interessante, pois mostra a realidade da época, do machismo que existia, e trazendo-o para a atualidade concluímos que as mudanças ocorridas na educação são graças a professoras como Katharine, que buscam fazer a diferença, para uma educação melhor.

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  6. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
    CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA – 3ª fase
    DISCIPLINA: DIDATICA I
    PROFESSOR: EVERSON
    Acadêmica: Mariana Bittencourt Isé
    ANÁLISE COMPARATIVA
    Filme: O sorriso de Monalisa

    Livro: As abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami.

    DESCOSIDERAR A PRIMEIRA POSTAGEM
    O filme mostra bem o comportamentalismo e o sócio-cultural que Mizukami cita em seu livro. A escola mostra-se com a abordagem comportamentalista, as aulas, em geral, eram expositivas, com a professora falando e a turma, de preferência, quieta. As alunas tinham que decorar os conteúdos, e eram treinadas para servir seus maridos, não podiam ser independentes, nem pensar, o que os professores diziam, era aquilo e pronto.

    A professora, Khatarine, chegou na escola com o intuito de tentar mudar um pouco essa visão. No começo, foi difícil, mas, com o tempo, a professora foi conquistando a confiança delas, fazendo com que as alunas comecem a mudar seu modo de pensar. Até que começou a ser questionada pela direção da escola, que não aceitava que mudassem os pensamentos das alunas. Isso que a professora fez, tem tudo a ver com a abordagem sócio-cultural citada na obra de Mizukami, onde o professor tem que motivar seus alunos a pensarem, a buscarem novos conhecimentos, a se tornar críticos. a confiança delas, fazendo com que quistando a confiança delas. sao,

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  7. marilia rosso da rosa21 de junho de 2010 às 16:49

    UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

    CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA – 3ª fase

    DISCIPLINA: DIDATICA I

    PROFESSOR: EVERSON

    Acadêmica: Marília rosso da rosa

    ANÁLISE COMPARATIVA

    Filme: O sorriso de Monalisa

    Livro: As abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami.



    O livro “As abordagens do processo ensino-aprendizagem” proporciona uma série de intermediações, ou seja, condiciona o professor educador a intermediar, motivar, provocar e pesquisar, saindo de uma velha condição onde o professor era obrigado a ser o “sabe tudo” e sendo assim uma tortura psicológica para o aprendizado de ambas as partes e se compara ao filme o “sorriso de monalisa” onde trata-se de uma professora com pensamentos a frete do seu tempo e da escola onde leciona.A professora do filme tenta fazer com que suas alunas tenham senso - critico e saibam ter coragem de lutar pelos seus ideais e isso gera um desconforto nos comportamentalista começando assim os conflitos intelectuais e pessoais.

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  8. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
    CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA - 3ª FASE
    DISCIPLINA : DIDATICA I
    PROFESSOR : EVERSON
    ACADÊMICA : GISLENE FRANCISCONI
    ANALISE COMPARATIVA
    FILME : O SORRISO DE MONALISA
    LIVRO : AS ABORDAGENS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM . MIZUKAMI

    O filme retrata a história da escola Wellesley College e da professora Katharine Watson (Julia Roberts) . A escola trabalhava em uma abordagem " Tecnicista", o aluno e o professor ocupam uma posição secundária, porque, o elemento principal é o sistema técnico de organização da aula e do curso. A professora quando chegou na escola tentou se adaptar a essa abordagem , porém foi surpreendida pelas alunas que no primeiro dia já esperavam com toda a apostila decorada . Se sentido perdida resolve inovar e começa a surpreender suas alunas com conteúdos trazidos fora da apostila.Trabalhando em uma abordagem sócio – cultural. A escola se preocupa em preparar suas alunas para serem as melhores esposas daquela época, , desta forma quando casassem o marido seria o " senhor " da casa e a esposa só obedeceria e serviria da melhor forma possível ( seria um ser passivo ) , pois tinha sido educada para isso. No primeiro capitulo Mizukami explica bem essa abordagem.A professora trabalhava na abordagem sócio - cultural , por isso não conseguiu continuar na escola porque queria que suas alunas aprendessem a pensar , a ter uma consciência crítica. Tanto o livro como o filme mostram diferentes abordagens e a dificuldade do professor trabalhar em uma abordagem que não é a sua.

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  9. Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina
    Pedagogia
    Acadêmica: Caruline Eufrásio Pereira
    “O sorriso de Mona lisa" e o livro "As abordagens do processo ensino e aprendizagem" MIZUKAMI
    O filme nos mostra no começo uma escola que utiliza como pratica pedagógica o tecnicismo, o que seria isso, Mizukami explica no livro, a abordagem tecnicista é aquela aonde o aluno é um ser receptivo, passivo, ele não pensa, apenas recebe as informações e não questiona,o aluno nessa abordagem é preparado para ter técnica, a escola nessa época tinha o sistema educacional preparado para a sociedade da época, e o que a sociedade precisava? De mão de obra qualificada.
    No filme podemos ver que a técnica na escola era mais importante, até mesmo porque as alunas desrespeitavam o professor, por saber tudo o que tinha na apostila . No começo do filme a professora também era tecnicista, pois ela tinha uma aula completamente preparada, mais ela viu-se obrigada a mudar seu método, pois ela havia sido desafiada pelas alunas. Então ela começa a utilizar a abordagem de ensino sociocultural, onde ela queria criar sujeitos pensantes, críticos, criativos, e com isso ela mostrou outra realidade para as alunas, porque na verdade a escola mostrava que as alunas teriam que ser excelentes esposas (como a sociedade queria que elas fossem), e apenas isso, e para ser excelentes esposas elas não poderiam pensar; já a katherina mostrou que elas poderiam ser excelentes esposas, mas que poderiam também ter uma carreira, viver em sociedade e lutar pelo que elas queriam.
    Com o filme podemos ver a realidade da época, a forma de ensino e aprender um pouco mais sobre o tecnicismo, no caso conhecemos o tecnicismo na pratica já livro nos mostrou a pratica pedagógica na teoria, o filme serviu para termos um embasamento, entendimento melhor.

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  10. Acadêmica: Ivone Martins Fernandes.
    Curso de Pedagogia - UNESC
    Resenha Crítica:
    Filme: O sorriso de Monalisa, ano 2003.Duração: 117 min.



    Em uma escola “padrão” da época de 1930\1950 na sociedade americana, onde meninos e meninas estudavam em espaço físico diferente, segregados e separados. A professora de história da arte deparava-se com uma clientela feminina, acostumada decorar, memorizar datas, conteúdos legitimados pela burguesia americana. A sociedade da época possui valores econômicos, posses e de aparências e superficialidades. As atitudes são formais, burocráticas e de “etiquetas”.
    A filosofia da escola representada na fala e nas atitudes dos gestores é de cobrança dos padrões vigentes, seguir regras.A tendência é comportamentalista e tecnicista. As moças são educadas para o casamento e ser submissas aos maridos.
    A professora estabelece vínculos afetivos junto à turma, trabalha despertando as emoções e a subjetividade. A interpretação da arte parte das opiniões da individualidade, das experiências, da vida social, econômica, política, religiosa e escolar.
    A professora mostra-se coerente, sincera, ética e interessada em ajudar a turma, e cria principalmente muitas amizades.
    Diante da contradição prática docente e as normas e valores da instituição escolar, a professora é “forçada” a retirar-se da escola.

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  11. UNIVERSIADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC
    Curso: Pedagogia
    Disciplina: Didática I
    Professor: Everson Ney Hüttner Castro
    Acadêmica: Jéssica de Morais Pires




    Resenha do filme: O sorriso de Mona lisa

    O filme O SORRISO DE MONA LISA, retrata a história da professora de história da arte Katherine Watson, que é contratada para trabalhar na renomada e conservadora escola de ensino médio Wellesley. Em seu primeiro contato com as alunas Katherine fica surpresa com a capacidade das alunas limitadas a “decoreba” e as informações contidas na apostila.Num primeiro momento a professora assume uma posição conservadora seguindo os padrões da escola, após ser desafiada por suas alunas ,tentou ampliar os métodos de ensino, sendo muito criticada e passando a ser vista como uma questionadora e comunista. A intenção de Katherine em adotar para suas aulas a abordagem sócio cultural era fazer com que as alunas compreendessem que a história da arte estava muito além do que estava escrito na apostila. Com sua visão futurista rompeu o conservadorismo da escola e mostrou para as alunas que era possível conciliar a vida doméstica a uma carreira profissional. Fez com que o alunado compreendesse que a vida não precisa necessariamente se destinar apenas a cuidar da casa, do marido e dos filhos, o que até então lhes era proposto.
    No filme é mostrado o retrato de uma professora capaz de conseguir até nos momentos de crise , superar as adversidades surgidas em sala de aula e as impostas pela diretoria. Professora esta que por meio de sua dedicação e paixão por sua profissão mudou o destino e a vida de suas alunas, transformando-as em seres pensantes e não mais submissas a vida de mulher do lar. Mesmo sendo uma professora revolucionaria e conseguindo mostrar para suas alunas uma outra realidade, katherine não consegue mudar a escola e também não quis mudar seu método de ensino e muito menos ser controlada pela escola, então decide ir embora.

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  12. Lezi Maria Pereira Zilli
    Análise Comparativa
    Filme: O sorriso de Monalisa
    Livro: As abordagens do processo ensino aprendizagem (Mizukami)
    A escola feminina é tecnicista, comportamentalista.
    Esta escola se preocupa em reproduzir os conteúdos por meio da memorização, desta forma os elementos da vida emocional e afetivo são deixados de lado. No primeiro dia de aula às alunas vieram com tudo decorado, e a professora age totalmente contraria. A escola ela se mostra progressista.
    No livro ela pode ser comparada à abordagem sócio-cultural, onde o sujeito (aluno) deve elaborar e criar conhecimentos, essa parte está bem clara no filme. As alunas copiam tudo, não criam nada, a professora pede que elas expressem à sua opinião . No final do filme, as alunas passam à pensar e fazer suas próprias escolhas, na escola e em suas próprias vidas.

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  13. UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Curso de Pedagogia
    Amanda Machado dos Santos
    Katherine chega na escola com uma abordagem tecnicista. Ela segue o que já vinha sendo praticado na escola, antes de iniciarem as aulas os conteúdos que iriam ser trabalhados já estavam prontos, seus planos já estavam estabelecidos, porém no primeiro dia de aula suas alunas se revelam um tanto diferentes. Elas sabiam todo o conteúdo que era baseado na apostila, durante as férias decoraram ela toda. Sem saber o que fazer a professora pensa em desistir, pois é completamente desestruturada. Ela decide então propor uma aula diferente, com uma visão histórico-cultural, trás experiências diferentes as alunas. Ela procura problematizar suas aulas. Sua prática muda de tal forma que a relação que ela passa a ter com suas alunas é horizontal, constrói uma amizade com elas e as faz enxergar o contexto em que elas estão inseridas e a modificá-lo, elas percebem que são ativas na sociedade e em suas próprias vidas. A escola luta contra essa nova tendência trazida por Katherine, e a professora ao resistir voltar para sua abordagem anterior é obrigada a sair da escola, porém com uma visão diferente de ensino-aprendizado.

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  14. UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Curso de Pedagogia
    Amanda Machado dos Santos

    Katherine chega na escola com uma abordagem tecnicista. Ela segue o que já vinha sendo praticado na escola, antes de iniciarem as aulas os conteúdos que iriam ser trabalhados já estavam prontos, seus planos já estavam estabelecidos, porém no primeiro dia de aula suas alunas se revelam um tanto diferentes. Elas sabiam todo o conteúdo que era baseado na apostila, durante as férias decoraram ela toda. Sem saber o que fazer a professora pensa em desistir, pois é completamente desestruturada. Ela decide então propor uma aula diferente, com uma visão histórico-cultural, trás experiências diferentes as alunas. Ela procura problematizar suas aulas. Sua prática muda de tal forma que a relação que ela passa a ter com suas alunas é horizontal, constrói uma amizade com elas e as faz enxergar o contexto em que elas estão inseridas e a modificá-lo, elas percebem que são ativas na sociedade e em suas próprias vidas. A escola luta contra essa nova tendência trazida por Katherine, e a professora ao resistir voltar para sua abordagem anterior é obrigada a sair da escola, porém com uma visão diferente de ensino-aprendizado.

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  15. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
    CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA – 3ª fase
    DISCIPLINA: DIDATICA I
    PROFESSOR: EVERSON
    ACADÊMICA: ALTER PEDROSO DOS SANTOS

    RESUMO DO FILME SORRISO DE MONALISA

    1 parte:O filme retrata as dificuldades encontradas por todos aqueles que resolvem se opor às regras estabelecidas. O exemplo vivido pela personagem Katharine Watson (Julia Roberts) em O Sorriso de Monalisa, pode ser comparado às dificuldades e preconceitos que todos os que partem para um confronto direto com o conservadorismo encontraram, encontram e encontrarão.

    E se fossemos nós, diretores ou alunos da escola Wellesly na década de 50, e nos deparássemos com uma professora que não seguia as normas estabelecidas, agiríamos de que maneira? E hoje, diante das inovações implantadas na disciplina de Leitura, Prática e Produção de Textos, em que o aluno está dispensado das tradicionais, conservadoras e antigas provas bimestrais, agimos como? Será que todos os colegas concordam com a inovação, ou apenas aceitam porque segue um conservadorismo maior, o de que não se discute as regras ditadas pelo professor? Ou será que só concordam porque entendem que dessa forma a aprovação será obtida com maior facilidade?

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  16. 2 parte:O que não podemos é criticar atitudes de determinado período histórico, como o da emancipação feminina da década de 50, com os olhos voltados unicamente para os dias de hoje. Se o interesse da escola, retratada no filme, é o de preparar as alunas para um futuro “feliz” ao lado de seus maridos, devemos inicialmente pesquisar, com nossas mães ou avós, que vivenciaram esse período, para descobrirmos o que realmente seriam interpretadas as idéias que ousassem desafiar essa tradição pedagógica. Tirarmos conclusões precipitadas, baseadas unicamente no roteiro de um filme que, sequer, demonstrou-nos a repercussão dos atos da professora Watson na sociedade da época, mantenedora do colégio, não pode estar correto. Será que a escola não foi punida pela sociedade? Será que os pais, ao saberem das novidades “permissivas” de certa professora, continuaram a mandar suas filhas para lá, mesmo correndo o risco de verem-nas separando-se dos maridos? Ou será que a escola se tornou um sucesso nacional?

    Imaginar que haja, hoje, mulheres dispostas a abandonarem suas carreiras para conduzirem unicamente os trabalhos domésticos e, assim, satisfazerem os desejos de seus maridos é quase impossível. Já, na década de 50, isso seria extremamente comum, pois nem a idéia de carreira profissional feminina existia. Contextos diferentes causam interpretações diferentes. Não podemos analisar criticamente um período, do qual pouco conhecemos, ou sequer contextualizamos corretamente, sem cometermos o pecado de darmos a luz a um texto desprezível.

    Contudo, proponho que façamos um exercício de imaginação. Imaginemos que hoje se apresente um professor inovador, que exija que todos os homens se tornem gays, pois assim serão mais sensíveis e eficazes no aprendizado. Deverá a reitoria acatar a idéia inovadora do professor só porque ele estudou em São Francisco e, portanto, está mais bem informado sobre as conquistas gays? Ou deverá a reitoria obrigar o professor a abandonar sua idéia, pois poderá ser inclusive, processado pelos pais machistas e conservadores dos alunos?
    Imaginamos também que, daqui a 50 anos, fique constatado que ele estava certo. Como seremos nós, alunos, professores e dirigentes da UNESC, retratados no filme que farão sobre esse professor inovador? Será que os roteiristas se preocuparão em retratar nossa realidade adequadamente ou, como em O Sorriso de Monalisa, centralizar-se-ão apenas nas dificuldades encontradas pelo referido e audaciosos mestre, diante de tantos conservadores e preconceituosos que existiam?

    Concluímos então que o filme não fez justiça aos diretores da escola Wellesly e nem as alunas conservadoras. Usaram-se, covardemente, do artifício da hipótese comprovada. Sabem que a emancipação feminina hoje é aceita pela sociedade como conquista da humanidade e, então, enfocam os que se opuseram a essa hipótese como se todos fossem “bandidos” mal intencionados, que serviram unicamente para atrapalharem o serviço dos “mocinhos” inovadores e cheios de boas intenções.

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  17. Antonia da Silva Lima21 de junho de 2010 às 17:10

    UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
    CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA – 3ª fase
    DISCIPLINA: DIDATICA I
    PROFESSOR: EVERSON
    ACADÊMICA: ANTONIA DA SILVA LIMA
    ANÁLISE COMPARATIVA
    Filme: Sorriso de Monalisa Livro: Ensino, Ensino: as abordagens do processo. MIZUKAMI
    O filme apresenta a abordagem tecnicista comportamentalista. Este tipo de educação normalmente se encontra intimamente relacionado aos valores e pelo o tipo de sociedade na qual se realiza. Tanto é que no filme as jovens já tinham em mente que elas deveriam casar-se e ser feliz ao lado de seus maridos. Elas eram preparadas para abandonar qualquer tipo de carreira para se dedicarem unicamente os trabalhos domésticos.
    No filme a professora Júlia Roberts dentro da abordagem sócio-cultural mencionado também no livro apresenta um desafio a essa tradição pedagógica e acaba sendo mal interpretada pela escola e até pelas próprias alunas. Só que não desiste de lutar pela emancipação daquelas jovens, mostrando a elas que o casamento não as impede de estudar e conseguir uma boa profissão. Só depois de um trabalho é que as alunas consegue reconhecer o esforço da professora.
    Ainda na abordagem sócio-cultural o homem cria cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra. Cultura, aqui, é entendida como...todo resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações com outros homens

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  18. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE, UNESC
    CURSO: PEDAGOGIA - 3ªF ASE
    DISCIPLINA: DIDÁTICA I
    PROFESSOR: EVERSON NEY HUTTNER CASTRO
    ACADÊMICA: FERNANDA BORTOLOTTO DE SOUZA
    DATA: 24/05/10
    ANÁLISE COMPARATIVA
    *Filme: O sorriso de Monalisa
    *Livro: As abordagens do processo ensino -aprendizagem, Mizukami
    Duas tendências pedagógicas estão presentes no filme: tecnicista e sócio-cultural. A escola inicia se apresentando dentro da tendência tecnicista, pois há toda uma assistência por parte da instituição em relação a material didático, aulas prontas -tanto pela parte da professora (no início do filme)- quanto pela parte das alunas, preparação para o futuro (profissão). A principal função da escola é realizar a preparação intelectual e moral de suas alunas para assumirem seus papéis de esposas submissas e donas de casa exemplares. Mas, as suas concepções sobre suas vidas, seus valores e sua sociedade são modificados à medida que a professora Watson, por meio de sua proposta de ensino, começa a despertar o pensamento crítico em suas alunas.
    Já em relação a professora, ela passa por uma transformação, da abordagem tecnicista para a sócio-cultural pois não se encaixa nos moldes “sugeridos”. Ela chega na escola com aulas e materiais prontos e sai da escola com um pensamento totalmente diferente, ela se da conta disso no momento em que chega para dar aula (com material pronto) e as alunas já sabiam o que seria apresentado a elas, decorando todo conteúdo. A abordagem sócio-cultural pode ser observada na relação professor e aluno, onde a professora orienta, problematiza, promove a discussão entre e com os alunos. Os conteúdos apresentados e discutidos na sala de aula transcendem os seus limites físicos, são colocados frente à realidade social das alunas, por meio de uma perspectiva crítica, chamando-as à reflexão.
    A metodologia extraída do filme nos revela inúmeras aprendizagens que poderão contribuir para a prática do ensino superior. Dentre elas, o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. Nesse processo, ele deve promover e problematizar a discussão entre e com os alunos. Deve convidar os alunos a refletirem sobre os conteúdos apresentados e discutidos na sala de aula e sua relação com o seu cotidiano. O professor deve estar sensível aos interesses de seus alunos, para adaptar a disciplina ministrada conforme as expectativas e necessidades de seu público. Uma outra problemática que podemos observar no filme é a importante postura do professor, em qualquer nível, de estar continuamente se auto-avaliando.

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  19. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

    CURSO DE PEDAGOGIA LICENCIATURA – 3ª fase

    DISCIPLINA: DIDATICA I

    PROFESSOR: EVERSON

    Acadêmica: Rafaela Renata Domingos

    ANÁLISE COMPARATIVA

    Filme: O sorriso de Monalisa

    Livro: As abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami.



    Ao analisarmos o filme "O SORRISO DE MONALISA" vemos que existe duas abordagens que também são analisadas por Mizukami no livro, " Ensino: os processos de aprendizagem", que é a comportamentalista e a sócio cultural.

    A abordagem comportamentalista do livro de Mizukami. Tanto no livro como no filme, a preocupação é reproduzir os conteúdos, por meio da memorização e colaborar para a formação de pessoas passivas e conformadas, com sua vida escolar e social. Nessa escola a vida sentimental era deixada de lado não avia preocupação, deviam fazer o que a sociedade da época lhes obrigava serem donas de casa. A professora luta contra essa sociedade machista que via a mulher somente como uma boa dona de casa, mostrando para as suas alunas que a vida não é só casar e constituir uma família.

    No ínicio a professora demostrava um comportamento tecnicista/comportamentaslista, podemos observar isso ´pelo seu planejamento das aulas, pelas suas avaliações, porém com as alunas a confrontando ela muda sua abordagem, e passa a ser uma professora sócio cultural, com métodos bem a frente do seu tempo e que confrontava o modelo da instituição. Atraves de suas aulas ela levou as alunas a refletirem sobre suas vidas, fazendo até com que algumas mudassem completamente.

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  20. Maria Gabriela Cavaler21 de junho de 2010 às 17:37

    Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
    Disciplina: Didática I
    Professor: Éverson H. Castro
    Curso: Pedagogia
    Acadêmica: Maria Gabriela Cavaler

    RESENHA DO FILME “O SORRISO DE MONA LISA”.

    A história fica centrada em uma professora inovadora com idéias à frente de seu tempo que é contratada por uma renomada e tradicional escola de Ensino Médio, a qual preparava alunos para as Universidades americanas na década de 50. Num primeiro contato com a turma, composta apenas de mulheres de classe média alta, a Educadora Katherine ficou surpresa com a capacidade das alunas condicionadas às limitações da “decoreba” de uma apostila extremamente limitada. Além disso, as alunas demonstravam desconhecimento do que realmente seria a disciplina de História da Arte, com a qual a educadora teria que trabalhar.

    A Instituição educacional era de uma postura extremamente comportamentalista, assim como a maioria do corpo discente, de visão estreiteza de idéias, passaram a ver a professora como uma questionadora e comunista. E, de fato, idéias que iam de encontro aos costumes da época (anos 50) germinavam em seu pensamento.
    Não sendo uma Educadora limitada, tentou ampliar os métodos educacionais. O método visual utilizado, slides, favoreciam os alunos. Pelo visto, foram também utilizados outros métodos educativos, como visitas a uma exposição de artes. Uma maneira de despertar o interesse das alunas pela disciplina, observando detalhes que não estavam expostos na apostila.
    Tendo provocado questionamentos e reflexões acerca das normas impostas, não somente em relação ao conteúdo programado, buscando informações que estavam fora da apostila, mas também, questionando os valores vigentes na sociedade da época, estimulando às alunas a conceberem a realidade de outra forma, a se aventurarem a fazer uma análise própria.
    Educadora por excelência, ela se preocupava com o futuro das suas alunas, procurando conhecê-las mais de perto. Ficava importunada com a limitação da evolução profissional das jovens alunas, pois o único desejo imposto pelos costumes da época era a de serem boas donas de casa.
    Educadora de visão futurista rompe com o comportamentalista, mostrando às alunas que é possível conciliar uma carreira profissional à vida doméstica. Tentava libertar a mulher da responsabilidade do casamento, onde seria apenas uma figura submissa. Naturalmente, para os padrões arcaicos da escola, este tipo de intervenção e aplicações de métodos educativos diferentes não agradavam a direção escola.
    Uma outra problemática que podemos observar no filme é a importante postura do professor, em qualquer nível, de estar continuamente se auto-avaliando. A primordial atitude profissional de repensar perenemente sua prática pedagógica. Aquele educador que decide parar, a partir daquele momento está desatualizado e pode trazer graves conseqüências para a formação dos seus alunos e para a sociedade.
    A história é vivenciada pela atriz Julia Roberts no papel da educadora Katherine nos faz refletir sobre a capacidade da educadora de conseguir, nos momentos de crise, superar as adversidades surgidas em sala de aula e as impostas pela diretoria de pensamento arcaico, da dedicação apaixonada pelo seu magnífico trabalho, bem como a iniciativa de utilizar os recursos e aplicação de estratégias úteis no desenvolvimento educacional dos seus alunos.

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  21. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC
    CURSO DE PEDAGOGIA
    DISCIPLINA: DIDÁTICA I
    PROFESSOR: EVERSON HUNTER
    ACADÊMICA: GISELE PALHANO DA S. MOTA
    DATA: 21/ 06/ 2010
    ANÁLISE FÍLMICA
    No início do filme é mostrado uma educação comportamentalista, tanto alunas quanto professora , só que no decorrer do processo de ensino aprendizagem, as aulas passaram a ser sócio cultural, fazendo que as alunas se tornassem críticas e com autonomia para decidir por si próprias o que desejavam para suas vidas e deixaram de lado a educação bancária que recebiam. Nesse processo que as alunas passaram houve críticas pelo método utilizado pela professora, e quando Katherini saiu da escola o ensino passa a ser o mesmo antes de sua chegada.

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  22. ACADÊMICA: JOCIELI CRUZ FERNANDES

    Análise Comparativa: Filme e obra
    Segundo as abordagens de Mizukami, a escola Wesllesley College, fundamenta-se em uma perspectiva comportamentalista, onde as alunas eram todas influenciadas para serem excelentes donas-de-casa.
    A postura da professora Katharine num primeiro momento revela-se também comportamentalista (tecnicista), pois ela aparece para sua primeira aula com seu plano estabelecido, contudo acaba por perceber que estas tinham as apostilas na “ponta da língua” neste momento pensa em desistir.
    Por sua insistência Katharine acaba por transformar sua prática docente para uma visão segundo Mizukami sócio-cultural, para ela as alunas não precisavam decorar os conteúdos das apostilas, mais sim por meio da interação perceber que podem ser excelentes donas-de-casa e conseqüentemente excelentes profissionais e cidadãs.
    As alunas revelam-se num primeiro momento como conformadas por influência de uma sociedade machista e uma escola comportamentalista. Conseqüentemente com a mudança da prática pedagógica da professora estas acabam por valorizar as ideias transformadoras da mesma.

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  23. ACADÊMICA: JANAINA GRUNOW DOMINGOS
    ANÁLISE FÍLMICA
    Após a leitura do livro de Mizukami, pude identificar duas abordagens presente no filme, a abordagem comportamentalista e a sócio-cultural. A educação deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do ambiente em que se vive. A escola deve adotar uma forma peculiar de controle de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter. A escola seguia a abordagem comportamentalista, pois as alunas estavam ali principalmente sendo preparadas para o casamento, não tinham oportunidades de expressão. E a professora no início do filme seguia a mesma abordagem, ela chega na sala com a aula planejada e seguindo a apostila dada pela direção, porém, não teve bons resultados, as alunas já sabiam todo o conteúdo da apostila décor e ela nem consegui dar aula.
    A professora insatisfeita com os resultados de suas aulas, passa a trabalhar de outra maneira, uma maneira oposta a abordagem que a escola seguia. De acordo com o livro de Mizukami seria a abordagem sócio-cultural que diz que a educação não é restrita a escola, nela deve ter um processo de conscientização e compreensão entre aluno e professor é um processo onde alunos e professores aprendem e ensinam juntos, onde o professor deve ensinar o aluno a questionar a cultura que lhe é imposta e saiba criar sua própria cultura a partir do contexto em que vive e de sua própria realidade. Abordagem que era muito avançada para a época, a professora foi muito criticada pela escola e pelos colegas de trabalho. Khatarine queria com essa nova prática, que suas alunas pensassem mais nelas, tivessem olhar crítico sobre as coisas, participassem das aulas e aprendessem, não somente decorassem o assunto, permitia que as alunas expressassem o que sabiam, havendo também trocas de conhecimentos entre professor e aluno.

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  24. Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
    Disciplina: Didática I
    Professor: Éverson H. Castro
    Curso: Pedagogia
    Acadêmica: Cíntia da S. Pires
    Filme: O Sorriso de Mona lisa
    Livro: Ensino: As Abordagens do Processo

    O Livro nos traz as cinco tendências e nos mostrando os métodos de trabalhos que cada uma apresenta. O filme o sorriso de mona lisa, trás a professora Katharine, que assim como a escola trabalhava na abordagem tecnicista, onde essa abordagem influenciava na vida dos indivíduos Porque tudo tem que ser padronizado. Mas com o resultado da sua primeira aula, Katharine percebe que este método precisa ser modificado, pois quando entrou na sala para trabalhar o conteúdo que tinha desenvolvido, suas alunas já estavam com as apostilas totalmente decoradas. E reinicia suas aulas com conteúdos fundamentados no sócio – cultural, e a partir disso a professora começa uma luta para transformar suas alunas em mulheres capazes de romper com essa tradição, que era imposta pela escola e a sociedade. Onde as alunas eram as melhores, porque recebiam todas as informações necessárias passivamente, sem questionamentos, para poderem ser ótimas mães e donas de casa.
    O filme nos mostra o choque entre o tecnicismo e o sócio- cultural, onde a escola não aceita o método que a professora apresenta nas suas aulas, e impõem condições para que Katharine continue na instituição, ela com um pensamento frente a escola e a sociedade da época discorda e decidi sair, mas deixa sua marca em cada uma das suas alunas e nos faz refletir sobre as tendências e como trabalharmos de maneira correta e gratificante, porque cada tendência tem uma concepção e sua importância, cada professor tem seu método de trabalho, mas para mim o conhecimento construído, vivenciado através de experiências é muito mais importante do que aquele que é transmitido ao aluno.
    O aluno tem que ser instigado, o educador tem que despertar no aluno a curiosidade, o questionamento, enfim é fundamental que o aluno tenha sua consciência critica formada para ir além da sociedade. Além disso a parte emocional do aluno deve ser incluída no método de trabalho do professor, pois é muito importante e necessário que aluno esteja bem consigo mesmo e com os outros e que professor e aluno tenham uma relação de respeito, assim o educador terá a participação desejada dos educando nas aulas.

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  25. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
    Curso: Pedagogia
    Acadêmica: Andressa dos Santos Inácio
    Disciplina: Didática I

    ANÁLISE FÍLMICA
    Filme: O sorriso de Monalisa
    -Livro: As abordagens do processo ensino-aprendizagem (Mizukami).

    No filme “Sorriso de Monalisa” encontramos duas abordagens,relatadas por Mizukami, no livro " As abordagens do processo ensino-aprendizagem" :

    A concepção comportamentalista, onde temos a escola Wellesley College, no qual as professoras ensinavam e as alunas aprendiam. O professor estava ali para passar o conteúdo, e os alunos para aprender, esta abordagem se encontra na escola, pois as alunas só recebiam informações, não tinham como questionar o conhecimento da professora, não existia a relação professor aluno.
    No começo do filme ,Katherine Watson, uma professora de artes, apresentava a concepção comportamentalista, pois aceitava ver as alunas, apenas recebendo conteúdos, sem questionar nada. Com o passar do tempo, acreditando que poderia formar alunas críticas, que podessem trabalhar, e conciliar trabalho, família e estudo, passou a ser sócio-cultural. Sendo que foi a partir desse momento que Watson, convenceu com seus argumentos, grande parte da turma, que decidiram fazer uma faculdade, e não apenas, serem donas de casa.
    Tanto o livro, como o filme, muito contribui para o verdadeiro papel do professor na sociedade, fazendo-nos entender que podemos escolher com qual abordagem trabalhar, do professor estar sempre se auto-avaliando, para poder formar alunos críticos e capazes de fazer suas próprias escolhas.

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  26. Universidade do Extremo Sul Catarinese
    Curso: Pedagogia 3 fase
    Professor: Everson Hunter
    Disciplina:Didatica I
    Academica: Denise de Souza Inacio



    Os anos 50 nos traz a lembrança de uma época repressora, onde as mulheres eram vistas apenas como donas de casa. A escola Wellesley tinha o intuito de apenas preparar suas alunas para serem excelentes esposas e mães. Geralmente as meninas se casavam antes mesmo de completar a maior idade. Sem perspectiva nenhuma de irem para a Universidade, as meninas apenas sonhavam com um lindo casamento.

    A professora de artes, Katharine Watson, muito se surpriendeu ao deparar com alunas extremamente inteligentes. A escola era realmente excelente, mas extremamente tradicional, a fez perceber logo em sua primeira aula, que ela infrentaria problemas. Muito diferente de alguns professores que procuram fazer de tudo para que seus alunos se interessem por suas matérias, ela percebeu que sua alunas a surpriendera com tanta dedicação. Dedicação exigida pela escola, que as preparava não para uma boa Universidade, mas sim para um casamento. Meninas inteligentes que não sabiam pensar, não tinham suas opiniões formas por si mesmas, mas sim, dentro de contexto estipulado pela sociedade da época.

    A professora leva as alunas a descobrirem uma arte nova, onde faz com que elas descubram além dos muros de Wellesley. Levando sua opinião própria a respeito das artes, dispertou em suas alunas a curiosidade por sua vida pessoal. Ela consegue então, fazer as meninas pensarem por sim mesmas, trazendo resistencia de algumas alunas e fazendo chegar aos ouvidos da direção da escola que a impede de trazer uma "arte moderna" para dentro da sala. A irritação da direção ia muito além das aulas, o medo de transformar as meninas da escola Wellesley em futuras academicas, era a maior preocupação da escola tradicional.

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  27. Acadêmica: Maira A. Aguiar
    ANÁLISE FÍLMICA
    Filme: " O Sorriso de Monalisa"
    Livro: "Ensino: as abordagens do processo"
    Ao analisarmos o filme " O sorriso de Monalisa" com a obra de Mizukami " Ensino: as abordagens do processo" podemos perceber que duas das abordagens que Mizukami relatou que são; Abordagem Comportamentalista e a Abordagem Sócio-cultural se fazem presentes também no filme, sendo que a abordagem tradicional era a Faculdade de Wellesley que usava em sua prática, já a abordagem sócio-cultural ,aqui comparada, era a professora da disciplina de História da Arte quem fazia dessa concepção sua prática.
    No livro a abordagem comportamentalista é relatada como sendo centrada no professor, que é apenas o transmissor do conhecimento ao aluno, que aqui é visto como um mero receptor, ou seja, um ser "passivo" nas aulas, que só recebe sem questionar. A preocupação maior é a reprodução dos conteúdos dados em sala, que eram feitos por meio da memorização. No filme essa realidade é bem enfatizada, pois as alunas decoravam apenas as apostilas e tinham isso como um conhecimento completo. A professora por meio dos seus planejamentos e avaliações demonstrava em suas aulas uma concepção, no inicio, tecnicista. Já a abordagem sócio-cultural é voltada para o aluno, que deve ser estimulado a refletir sobre as questões apresentas, sendo levado assim a desenvolver um olhar critico em meio a realidade. Nessa abordagem a educação não é restrita a escola, e o professor deve ter uma relação horizontal com o aluno, ou seja, hora ser aluno e hora ser professor, deve-se ter uma interação pelas duas partes, para que assim a informação se construa em conhecimento. No filme essa abordagem é apresentada por meio da professora, que muda sua abordagem fazendo com que as alunas apresentem suas opiniões e não algo decorado da apostila, que olhem com um olhar critico para a realidade que estava sendo imposta a elas.

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  28. Acadêmica: Maira A. Aguiar
    ANÁLISE FÍLMICA
    Filme: " O Sorriso de Monalisa"
    Livro: "Ensino: as abordagens do processo"
    Ao analisarmos o filme " O sorriso de Monalisa" com a obra de Mizukami " Ensino: as abordagens do processo" podemos perceber que duas das abordagens que Mizukami relatou que são; Abordagem Comportamentalista e a Abordagem Sócio-cultural se fazem presentes também no filme.
    No livro a abordagem comportamentalista é relatada como sendo centrada no professor, que é apenas o transmissor do conhecimento ao aluno, que aqui é visto como um mero receptor, ou seja, um ser "passivo" nas aulas, que só recebe sem questionar. A preocupação maior é a reprodução dos conteúdos dados em sala, que eram feitos por meio da memorização. No filme essa realidade é bem enfatizada, pois as alunas decoravam apenas as apostilas e tinham isso como um conhecimento completo. A professora por meio dos seus planejamentos e avaliações demonstrava em suas aulas uma concepção, no inicio, tecnicista. Já a abordagem sócio-cultural é voltada para o aluno, que deve ser estimulado a refletir sobre as questões apresentas, sendo levado assim a desenvolver um olhar critico em meio a realidade. Nessa abordagem a educação não é restrita a escola, e o professor deve ter uma relação horizontal com o aluno, ou seja, hora ser aluno e hora ser professor, deve-se ter uma interação pelas duas partes, para que assim a informação se construa em conhecimento. No filme essa abordagem é apresentada por meio da professora, que muda sua abordagem fazendo com que as alunas apresentem suas opiniões e não algo decorado da apostila, que olhem com um olhar critico para a realidade que estava sendo imposta a elas.

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  29. Universidade do extremo sul catarinense UNESC
    Curso: Pedagogia
    Disciplina: Didática
    Professor: Everson Ney Huttner Castro
    Acadêmica: Jéssica Moro Marini

    RESENHA
    O sorriso de Monalisa. Newell Mike. Columbia Pictures. Estados Unidos 2003 DVD(117 min) color, dubblado.

    O filme o Sorriso de Monaliza conta a história de Katharine Ann Watson (Julia Roberts) uma professora de artes, recém chegada a um colégio comportamentalista em Wellesley em 1953, que precisou modificar sua didática depois do primeiro dia de aula, quando se deparou com alunas que já tinham conhecimento sobre todo o conteúdo que ela estava apresentando, elas só seguiam os livros. A partir disso a professora começa a trazer novos temas, leva as alunas para conhecer obras de artes diferentes e assim desperta a curiosidade e capacidade de discussão e pesquisa por parte delas. Suas aulas se tornam mais interessantes e a professora consegue resgatar sua autoridade, mas encontra resistência por parte de algumas alunas, dos outros professores e principalmente da direção da escola. A professora seguia a abordagem sócio-cultural ela era que elas analisassem as imagens, e que tivessem um olhar crítico sobre elas, e não que elas decorassem tudo o que estava na apostila. Tentando mostrar que elas poderiam ser excelentes donas de casa e excelentes profissionais.

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  30. Acadêmica Maira A. Aguiar
    Análise Fílmica Correta!
    Filme: " O Sorriso de Monalisa"
    Livro: "Ensino: as abordagens do processo"


    Ao analisarmos o filme " O sorriso de Monalisa" com a obra de Mizukami " Ensino: as abordagens do processo" podemos perceber que duas das abordagens que Mizukami relatou que são; Abordagem Comportamentalista e a Abordagem Sócio-cultural se fazem presentes também no filme.

    No livro a abordagem comportamentalista , onde o professor é apenas o transmissor do conhecimento ao aluno, que aqui é visto como um mero receptor, ou seja, um ser "passivo" nas aulas, que só recebe sem questionar. Aqui a preocupação maior é a reprodução dos conteúdos dados em sala, que eram feitos por meio da memorização. No filme essa realidade é bem enfatizada, pois as alunas decoravam apenas as apostilas e tinham isso como um conhecimento completo. A professora por meio dos seus planejamentos e avaliações demonstrava em suas aulas uma concepção, no inicio, tecnicista, pois queria seguir os conteúdos apresentados nas apostilas, no entanto, ao ver que as alunas sabiam a apostila decorada resolve mudar sua concepção.

    Já a abordagem sócio-cultural é voltada para o aluno, que deve ser estimulado a refletir sobre as questões apresentas, sendo levado assim a desenvolver um olhar critico em meio a realidade. Nessa abordagem a educação não é restrita a escola, e o professor deve ter uma relação horizontal com o aluno, ou seja, hora ser aluno e hora ser professor, deve-se ter uma interação pelas duas partes, para que assim a informação se construa em conhecimento. No filme essa abordagem é apresentada por meio da professora, que muda sua abordagem, antes tecnicista, fazendo com que as alunas apresentem suas opiniões e não algo decorado da apostila, que olhem com um olhar critico para a realidade que estava sendo imposta a elas.

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  31. UNIVERSIADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC
    Curso: Pedagogia
    DISCIPLINA: Didática I
    Professor: Everson Ney Hüttner Castro
    Acadêmica: Franciane da Silva

    ANALISE FÍLMICA:


    O Sorriso de Monalisa. NEWELL, Mike. Columbia Pictures: Estados Unidos. 2003. 1DVD (117 min), color, dublado.
    MIZUKAMI, Maria da graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. 119p.
    • O sorriso de Monalisa
    • Ensino: As abordagens do processo

    O filme o sorriso de Monalisa e o livro As abordagens do processo ensino-aprendizagem de Mizukami, relevaram com propriedade duas tendências pedagógicas a comportamentalista e a sócio-cultural.
    Tanto no filme quanto no livro a tendência comportamentalista visa à reprodução dos modelos determinados pela sociedade e transmitidos pelos professores onde considera que à distância entre este e os seus alunos seja necessária dentro da sala de aula. O mundo já é construído e o homem é considerado como produto do meio conseqüentemente pode se manipulá-lo e controlá-lo por meio da transmissão de conteúdos. A educação tem que transmitir além do conhecimento, comportamento ético, práticas sociais, habilidades para o controle e a manipulação do mundo e do ambiente.
    No filme esse refleti significativamente quando as alunas decoram previamente toda a apostila, caracterizando o processo de ensino aprendizagem como: verbalismo do professor x memorização das alunas. Pois o objetivo da escola de Wellesley College feminina era formar alunas cultas, responsáveis e educadas, preparadas para ser ótimas donas de casa, mães para um futuro “feliz” ao lado de seus maridos.
    Entretanto a tendência sócio-cultural evidenciada no livro esta presente na figura da professora que no inicio se caracterizava como comportamentalista e no desenrolar da historia devido à necessidade torna-se sócio-cultural, no primeiro instante a docente comportamentalista reproduzia (apostilas, slides...), porem sentiu-se na obrigação de transformar a realidade de suas alunas que até certo momento se caracterizava como uma figura submissa e alienada. A professora Watson se opõe as regras estabelecidas pela sociedade e escola, a mesma busca despertar nas alunas a reflexão critica sobre seu meio, modificar sua realidade e não se limitar ao que esta sendo impostos, essa tenta no filme atribuir às alunas o fato que elas podem conciliar a vida profissional e domestica, sem abrir mão de seus sonhos. Atribuindo assim a tendência sócio-cultural que se caracteriza pela interação sujeito-objeto, sujeito capaz de modificar sua própria realidade de maneira critica. Talvez o mais simbólico da tendência sócio-cultural no filme tenha sido a aula realizada em um depósito, fora do ambiente escolar, onde as alunas foram estimuladas a construírem suas próprias opiniões sobre arte moderna, sem a influência de livros e mestres.
    Em suma no filme a docente quando passa de comportamentalista para sócio-cultural encontra resistência por parte da escola, alunas, família e sociedade que seguiam as regras e tradições rigidamente. Enfim a professora Watson não consegue mudar a realidade comportamentalista da escola, mas por meio de seu continuo processo de aprendizagem, de reflexão, interação e dialogo professor-aluno percebe que suas alunas passam a ter outro pensamento de sua própria realidade agora, critico sobre o meio ao qual esta inserida e ter sua própria identidade cultural.

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  32. Acadêmica: Thaís Barbosa De Faveri..
    Análise Fílmica.
    Filme: O sorriso de Mona Lisa e Livro: Ensino: as abordagens do processo, de Mizukami..
    Ao comparar o filme com o livro, pode-se perceber que há duas abordagens existentes, a Comportamentalista (Tecnicista) que será comparada com a Escola de Wellesley e com a professora de História da Arte no primeiro momento e a Sócio-cultural sendo comparada com a professora Katherine Watson, no segundo momento.
    Analisando primeiramente a abordagem Comportamentalista que no livro relata que a educação tem poder controlador sobre a sociedade, ligado diretamente a transmissão cultural, nessa sociedade à escola cumpre os objetivos daqueles que a controlam. Segundo esta abordagem o professor teria de planejar sua aula visando promover em nível mais alto de aprendizagem, tirando o máximo de desempenho do aluno. Onde o aluno é um reprodutor do conhecimento.
    Pode-se comparar com as cenas do filme em que as alunas decoraram toda a apostila e a professora chega com seu planejamento de aula pronto e com a apostila dada pela direção. E outra cena seria no momento em que a direção impõe condições para que Watson permaneça na Escola, onde só poderá utilizar apenas a apostila elaborada pela escola.
    Já a abordagem Sócio-cultural que no livro relata que a educação não é restrita a escola, e que para ser valida deve ter uma reflexão, baseada no homem e no meio onde vive e transformando ele para uma consciência critica de modo crescente continuo. O aluno precisa ser critico produzir conhecimento, refletir sobre as coisas ao seu redor, ser um questionador e ter opinião própria. Com relação ao professor e aluno tem que ser horizontal, ou seja, o professor deve ser aluno e o aluno deve ser o professor, onde aprendem e ensinam juntos, e que o professor deverá estimular o aluno a questionar e criar.
    Sendo assim o que se relaciona com o filme é quanto à professora Watson muda seu método de ensino, impulsionando suas alunas a falarem o que pensam suas opiniões e que deixem de ser copias de uma apostila ou de um autor. Como professora faz com que suas alunas sejam criticas e que coloquem suas opiniões, como na cena ao questionar a pintura de Leonardo Da Vinci. E a relação professor-aluno, mostra que Watson se preocupa mais com suas alunas que os outros professores.
    Pode-se concluir que a Escola desde o início ao termino do filme não muda de opinião sobre sua posição, abordagem, pensamentos e práticas. Já a professora deixa de ser Comportamentalista e passa a ser Sócio-cultural. Porém as alunas no início do filme estão com visão limitada, olhando apenas o que é permitido e imposto a elas, sendo controladas e inseridas a está sociedade e a Escola Comportamentalista. Ao decorrer do filme Watson tenta abrir a mente de suas alunas para um pensamento crítico e liberal e a enxergar o mundo através de outros olhos, abrindo assim seus horizontes, as alunas passam a fazer suas próprias escolhas e deixam de ser controladas, ou seja, no início seguem o comportamentalismo e no final do filme estão com uma visão totalmente transformada.

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  33. ACADÊMICA:DEISE COLONETTI
    Filme “O sorriso de Monalisa” e
    Livro Ensino: as abordagens do processo, de Mizukami.

    A escola feminina e tradicionalista – Wellesley College – se parece muito com a abordagem comportamentalista relatada por Mizukami em seu livro. Esta escola, assim como a abordagem do livro, se preocupa em reproduzir os conteúdos, por meio da memorização e contribuir para a formação de pessoas passivas e conformadas, com sua vida escolar e social. Por ser uma escola formal os elementos da vida emocional e afetivo das alunas são deixados de lado. Isso pode ser visto, no filme, quando no primeiro dia de aula as alunas tinham decorado toda a apostila. Ou ainda, quando a professora tenta mostrar que a vida não é só casar e constituir uma família, sendo fortemente repreendida por isso.
    A professora Katharine Ann Watson (Julia Roberts), no início encontra-se na abordagem comportamentalista (segue a apostila, os slides, etc.), depois no desenrolar do filme passa para a abordagem sócio-cultural, onde procura por meio do diálogo “abrir os olhos” de suas alunas para que possam fazer suas próprias escolhas. Age de forma contrária a escola se mostrando progressista. Na abordagem sociocultural, o sujeito (aluno) deve ser elaborador e criador de conhecimentos. Essa parte está bem explicita no filme, quando a professora pede para que parem de falar ou copiarem o que os pintores disseram e falem para ela o que pensam realmente, sobre eles e suas obras. Há uma cena no filme em que ela também a sua opinião no trabalho.
    A escola não mudou sua posição conservadora e a professora decidiu ir embora por não aceitar ser controlada e muito menos mudar sua prática pedagógica.
    As alunas no início do filme mostram-se totalmente controladas e integradas à escola comportamentalista. A professora de história da arte passa a lecionar e enfrenta resistências e repressões dos coordenadores da escola e das próprias alunas. No começo as alunas ainda se encontravam adormecidas pela ideologia existente, mas no final do filme passam a pensar e fazer suas próprias escolhas, não só na escola, mas em suas próprias vidas.

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  34. UNIVERSIADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC
    Curso: Pedagogia
    DISCIPLINA: Didática I
    Profº: Everson Ney Hüttner Castro
    Acadêmica: Fabiana Salvador Medeiros

    ANÁLISE COMPARATIVA
    Filme: O sorriso de Monalisa
    Livro: As abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami.


    Analisando o filme o “Sorriso de Monalisa” com o livro, Ensino: as abordagens do processo de Mizukami, podemos identificar duas tendências pedagógicas à comportamentalista e a sócio-cultural, presentes tanto no livro como no filme.
    No livro, o aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. Sendo que a educação deverá transmitir conhecimentos, comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades básicas para a manipulação e controle do mundo e ambiente. E o professor é considerado como um planejador, que busca possibilitar ao aluno o maior desempenho possível.
    No filme, a preocupação é reproduzir os conteúdos, por meio da memorização e colaborar para a formação de pessoas passivas e conformadas, com sua vida escolar e social.
    Nessa escola a vida sentimental era deixada de lado não avia preocupação, deviam fazer o que a sociedade da época lhes obrigava serem donas de casa. A professora luta contra essa sociedade machista que via a mulher somente como uma boa dona de casa, mostrando para as suas alunas que a vida não é só casar e constituir uma família.
    A professora Watson não obedece às regras do colégio e da sociedade, que eram rígidas, e adere à tendência sócio-cultural. No livro a abordagem sócio-cultural, o homem é sujeito da educação, sendo que a escola deve possibilitar o crescimento mutuo do professor e do aluno. A relação professor x aluno e é horizontal e não imposta, prevalecendo o dialogo entre professor e aluno, os alunos recebem informações e analisam os aspectos de sua própria experiência existencial.
    Uma característica bem forte da tendência sócio-cultural que apareceu no filme foi quando a professora realizou uma aula fora do ambiente escolar, estimulando as alunas a construírem suas próprias opiniões sobre arte moderna.
    A professora não consegue mudar a realidade do colégio, então decide ir embora, mas com a certeza de que conseguiu mudar a realidade daquelas alunas, pois passaram a ter uma visão mais ampla e questionadora sobre o meio em que viviam. Por isso é importante o que o aluno traga para o processo de aprendizagem: conhecimentos e capacidades, o aluno precisa ser crítico produzir conhecimento, refletir sobre as coisas ao seu redor, ser um questionador e ter opinião própria.

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  35. DE: Elisama B. João
    Filme: O Sorriso de Monalisa. NEWELLM, Mike. Columbia Pictures: Estados Unidos 2003. 1 DVD (117 min) Color, dublado.

    Obra: MIZUKAMI, Maria da Graça M. Ensino: as abordagens do processo. SP: CPU, 1986.
    Análise do filme e obra: O filme nos mostra uma escola com o ensino baseado na abordagem comportamentalista, tanto as professoras, como na metodologia usada. Podemos compreender que tudo era ensinado, para que as alunas tivessem uma vida melhor em sociedade, mais, sempre alienadas às regras e normas impostas por estas (escola/sociedade), dando nos assim uma falsa, interpretação de que a escola era puramente tradicional. No entanto a concepção usada por ambas (escola/professora) era comportamentalista. A maior preocupação da escola, era de que, as alunas cumprissem com eficiência, seu papel de mães, donas de casa impecáveis e alunas perfeitas. Já a professora, tinha além dessa forma de trabalho, uma visão mais ampla, sua preocupação era de que elas, (alunas) além se serem, boas mães excelentes donas de casa, também se preocupassem, com seu futuro profissional, o que não era muito comum nas mulheres da época. Em seus primeiros dias de aulas, encontrou dificuldades, pois as alunas estavam afiadas no conteúdo, tinham tudo decorado. No primeiro momento pensou em desistir, porém após pensar um pouco resolveu arriscar, mudando sua metodologia para uma tendência mais sócio-cultural. Um avanço e tanto para há época em que o filme se baseava, A princípio houve resistência das alunas e da escola, mais Katherine foi em frente. Era uma metodologia nova e dentro das regras e normas da sociedade da época, muito liberal. Segundo o que mizukami traz em seu livro, essa abordagem formava o sujeito mais crítico, através do diálogo existente entre alunos (as) e professores (as).No fim de seu segundo ano na escola saiu com a sensação de dever cumprido, havia feito a diferença na vida de suas alunas. Elas já se preocupavam mais consigo mesma, e tomavam decisões por si próprias, como foi no caso da garota que decidiu se divorciar, apesar da insistência de sua mãe, para que mentisse seu casamento nem que fosse pelas aparências. Não vamos nos iludir dizendo que o processo é fácil, mais se formos dando um passo de cada vez, conquistamos nossa autonomia e nosso lugar na sociedade.

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  36. Izabel R. Carlos

    Análise filmica

    A princípio em minha conclusão, a escola tinha uma abordagem totalmente tradicional, e a professora uma visão mais futurista. Porém ao discutirmos o tema em aula, ficou claro que o procedimento usado tanto pela escola e pela professora Katherine eram baseados na abordagem comportamentalista (tecnicista). Pois era nítido no filme que a maior preocupação da escola era formar suas alunas, para terem uma vida em sociedade, dentro das regras impostas pela mesma, ou seja deviam estar preparadas para ser uma boa esposa. num segundo momento quando a professora, decidiu mudar seu modo de ensinar, baseou-se na abordagem sóciocultural, os objetivos eram outros ela nesse segundo momento desejava de suas alunas, que elas tivessem uma visão de futuro mais ampla, uma preocupação com o futuro delas próprias independente das regras e normas que a sociedade lhes impunha, que tivessem iniciativas, e poder de escolhas sobre o que era melhor para elas ou não.

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  37. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
    Curso: Pedagogia
    Acadêmica: Michele B Da Silva
    Disciplina: Didática I

    Filme: O SORRISO de Monalisa. NEWELL, Mike. Columbia Pictures: Estados Unidos. 2003. 1DVD (117 min), color, dublado.


    O filme relata uma história da professora Julia Roberts, no filme, estimula as alunas a estudarem arte moderna, levando-as a um depósito em Boston para olharem um quadro de Jackson Pollock Na realidade, porém, Wellesley foi uma das únicas instituições a permitir que as alunas estudassem arte moderna, começando com um curso. Enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas.
    Com a chegada da Julia, uma professora com visão futurista se depara com um grande desafio de romper com o conservadorismo existente na escola, pois as alunas estão preparadas no modo bem diferente,mas a professora enfrenta muitas dificuldades mas não desiste das sua propostas para a nova escola,à identificação das tendências pedagógicas que se mostram ao longo da fita é possível distinguir duas situações aparentemente conflitantes: se por um lado, percebemos nas alunas, nas suas famílias, em grande parte dos professores, na concepção de educação e na direção da escola uma tendência pedagógica tradicional em que as alunas decoram previamente toda a lição que seria ministrada naquele dia as alunas estavam sedo preparadas para se transformarem em cultas esposas com poucos saberes.

    A grande lição dessa história é que não há o lado certo nem o errado. O professor deve saber escutar o ambiente que o envolve. A sociedade, a família e a escola que o circundam são elementos que devem ser considerados na elaboração de sua proposta pedagógica, pois estão em constante interação com a sua sala de aula, sendo assim de uma maneira ou de outra o objetivo é interagir com os alunos buscando novos olhares para que eles não acabem no mundo só da ilusão, mas num mundo de conquista assim como essa professora conquistou o espaço deixou a sua marca totalizando uma ênfase cultural.

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  38. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
    CURSO DE PEDAGOGIA 2010/1 - 3ªFASE
    DISCIPLINA: DIDÁTICA I
    PROFESSOR: ÉVERSON NEY HUTTNER CASTRO
    ACADÊMICA: POLLYANA TRINDADE ROMANHA
    RESENHA

    O Sorriso de Monalisa. NEWELL, Mike. Columbia Pictures: Estados Unidos. 2003. DVD (117min), color, dublado.

    O filme o sorriso de Monalisa conta a história de Katharine Ann Watson (Julia Roberts) uma professora de história da arte que vai dar aula em uma escola comportamentalista tecnicista só para meninas em Wellesley em 1953.
    No primeiro dia já teve que mudar a didática da sua aula, pois pôde perceber que suas alunas já tinham conhecimento a respeito de todo o conteúdo que ela iria trabalhar durante o ano, com o decorrer das aulas ela viu que suas alunas eram as melhores em tudo, porém depois que casavam paravam de estudar para serem donas de casa, esposas e mães. Katharine começou a apresentar novos temas para a sala de aula, leva as alunas para conhecer obras de arte diferentes das que elas estavam acostumadas a ver, começa a instigar as alunas a discutir os temas abordados, a pesquisar, desperta a curiosidade delas, mudando a idéia de que a educação para as mulheres servia só para conseguirem um bom casamento, para serem ótimas donas de casa, ótimas mães e não para ter atitudes frente ao seu tempo. As aulas passam a ser mais interessantes e proveitosas.
    Katharine conquista o respeito de algumas alunas mais encontra resistência de algumas alunas, dos outros professores e principalmente da diretora da escola que mesmo sabendo dos bons resultados das aulas diz para Katharine que para ela continuar no colégio ela teria que voltar ao antigo método, alegando que a escola era comportamentalista tecnicista. Mas Katharine não abre mão do seu método de ensino, decidindo assim sair da escola.
    No filme a professora não conseguiu mudar a escola inteira, mais a mudança foi muito significativa na vida das suas alunas, a professora então sai da escola com a satisfação do dever cumprido.
    Em suma o filme nos mostra a resistência que muitos professores encontram ao tentar fazer a diferença. A visão da professora do filme deveria ser uma visão que todos os educadores de hoje deveriam ter em todos os aspectos educacionais, pois esse é o início da transformação que todos queremos para a educação.

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  39. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
    Curso: Pedagogia
    Disciplina: Didática
    Professor: Everson
    Acadêmica: Bruna Dal-Bó

    O Sorriso de Monalisa

    O filme o Sorriso de Monalisa aborda a história de uma professora de História da arte que tem idéias muito a frente de seu tempo, práticas inovadoras, que surpreendem e escandalizam "quase" todos que estão a sua volta. A instituição onde ela vai trabalhar é absurdamente tradicional, onde o professor não tem nenhum contato ou sentimento pelo aluno, seu objetivo é apenas transmitir o conteúdo, sem nenhuma vida. A professora Katharine chega nessa escola com idéias renovadoras, trazendo arte moderna, novas maneiras de pensar e de viver. A atitude da professora começa a fazer diferença nas alunas e a mudar a vida delas. Acredito que Katharine é o modelo de professora ideal, que não instrui para passar em um concurso, ou vestibular, mas ensina para a vida. Ensina seus alunos a terem consciência crítica, o conteúdo e a experiência de sentir a arte andavam juntos.

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  40. Franciele da S. Cândido25 de junho de 2010 às 09:57

    UNIVERSIDADE DO EXTEMO SUL CATARINENSE - UNESC
    DISCIPLINA: DIDÁTICA I
    PROFESSOR: ÉVERSON H. CASTRO
    CURSO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA
    ACADÊMICA: FRANCIELE DA S. CÂNDIDO

    O livro "Ensino: As Abordagens do Processo" vem nos reforçar a abordagem comportamentalista( tecnicista) que acontecia na escola apresentada pelo filme: "O Sorriso de Monalisa", onde a preocupação dos educadores era da memorização e reprodução dos conteúdos uma concepção onde o homem é entendido como uma consequência das influências ou forças existentes no meio ambiente. Essa concepção não faz com que seus alunos realmente tenham uma aprendizagem significativa( ou seja apenas recepetoras de informação). O psicológico não era considerado como uma formação importante para o educando, pois estas deveriam apenas dedicar-se a serem as melhores alunas para serem as melhores donas de casa.
    Porém a professora Katherine Watson, trabalhando com a abordagem sócio-cultural, mostrou a suas alunas que elas eram sujeitos da educação e que existia uma interação entre homem- mundo,sujeito- objeto e que para isso era imprescindível o desenvolvimento do ser humano para que só assim pudessem ser tornar sujeitos de sua práxis. Dessa forma fez com que elas entendessem que tinham capacidade para serem muito mais que apenas donas de casa, ou ainda que poderiam estar conciliando essas duas funções sendo assim cidadãs críticas e com autonomia de suas vidas.

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  41. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC
    CURSO: PEDAGOGIA – 3ª FASE
    DISCIPLINA: DIDÁTICA I
    PROFESSOR: EVERSON
    ACADÊMICO: WILLIAM DEMÉTRIO MARTINS
    ATIVIDADE: RESENHA DO FILME: O SORRISO DE MONALISA

    O SORRISO DE MONALISA


    O nome dado ao filme: “O Sorriso de Monalisa”, se refere ao quadro pintado por Leonardo Da Vinci. Uma professora de história da arte, Katherine Watson (Roberts), começa a lecionar na famosa faculdade feminina Wellesley College.
    O início das aulas na instituição começa com as boas vindas:“Quem bate à porta do saber? Eu sou todas as MULHERES. O que você busca? Despertar o meu espírito por meio de muito trabalho e dedicar minha vida ao conhecimento...”. O que acontece é que as alunas se dedicam sim ao conteúdo metodológico, respondendo a todas as imagens apresentadas. Quando a professora entra na sala de aula, demonstra uma postura um pouco assustadora, Como futuros professores é necessário estar preparado quando os alunos dominam a matéria, pois isso mostra como nós, futuros professeros devemos ter a opção de trazer atividades além do material didático para assim despertar a curiosidade dos alunos.
    Um pouco sobre alguns personagens: a enfermeira Amanda é uma mulher firme e objetiva. Joan se inscreveu na faculdade de Direito, entretanto, abre mão da sua carreira para viver sua vida conjugal. Betty Warren, por pressão da FAMÍLIA e pressão social, casa-se e acaba constatando que o casamento não é garantia de segurança social e muito menos de felicidade. Giselle é uma moça liberal que se apaixona por homens mais velhos, representa uma personagem que foge dos padrões da época.
    Na faculdade de artes não estava presente a autonomia, pois elas estudavam a imagem e não enxergavam o que poderia estar por trás da teoria e expandir suas ilusões, imaginações e idéias.
    O filme se torna interessante para exercitar e por em prática as suas idéias, mesmo quando elas são contrárias às de instituição onde trabalha.

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  42. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE Curso: Pedagogia
    Disciplina: Didática
    Professor: Everson
    Acadêmica: Daniela da Rosa
    Data: 21/06/2010

    O Sorriso de Monalisa

    O filme o Sorriso de Monalisa relata a história de uma professora com idéias revolucionárias que vai trabalhar em uma escola completamente comportamentalista. Chegando lá ela encontra muitas dificuldades, com alguns professores, diretores da instituição e também pela resistência de algumas alunas. Mas mesmo assim, ela não desiste, permanece com suas aulas inovadoras e diferentes de tudo que aquelas alunas já tinham visto, com o objetivo de mostra-lhes que elas podem ser muito mais do que simples donas de casa, as mulheres mais inteligentes do país se dedicavam nos estudos apenas para ter o melhor partido da cidade. As atitudes da professora me impressionam porque ela mudou a vida daquelas meninas, trouxe novos conceitos, quebrou paradigmas, ampliou os horizontes, e o mais importante não quebrou os próprios princípios quando foi pressionada a abandonar sua prática pedagógica progressista, ou seja, que levam ao progresso, porque eu acredito que todo aprendizado deve sugerir uma transformação.

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