quarta-feira, 12 de maio de 2010

3 PARTE

(não se esqueça de se identificar)

3 - A obra da Mizukami consegue dar conta de explicar todos aspectos observados no desenrolar da história (postura da escola, professor e aluno)? Argumente.


39 comentários:

  1. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
    CURSO: Pedagogia
    DISCIPLINA: Didática I
    PROFESSOR: Everson
    ACADÊMICA: Camila Lima Teixeira
    DATA: 20/06/2010


    Análise comparativa

    • Filme “O sorriso de Monalisa” e
    • Livro Ensino: as abordagens do processo, de Mizukami.

    Percebe-se no filme o sorriso de Monalisa as abordagens encontradas no livro de Mizukami:

    A escola retrata uma concepção comportamentalista, onde o conteúdo é mais importante do que professor/aluno, e o individuo pode e deve ser moldado pelo ambiente. Essa concepção acredita que pode mudar radicalmente qualquer tipo de pessoa e de comportamento. O ensino na escola que é retratada no filme funciona de forma sistemática e padronizada.
    As alunas eram muito inteligentes, porem apenas recebiam o conteúdo e não tinham uma consciência critica a respeito dos assuntos abordados em sala de aula, desrespeitavam a professora, porque a matéria era mais importante (tendência tecnicista/ comportamentalista).
    A professora ao entrar na escola mostrava uma pratica pedagógica comportamentalista, usava de instrumentos para facilitar o aprendizado, suas avaliações também frisavam o conteúdo de uma forma tecnicista. Porem quando ela percebeu que as alunas conheciam muito bem o conteúdo mudou sua prática pedagógica e passou a ser uma professora sóciocultural.

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  2. A obra de MIZUKAMI não consegue dar conta de explicar todos os aspectos das abordagens apresentadas no filme. Isso ocorre porque no ano em que o livro foi feito Vygotsky ainda não tinha sido inserido no contexto brasileiro. MIZUKAMI trás análises que norteiam as obras apenas de Paulo Freire. Para que a obra abranja todos os apectos do filme é necessário uma atualização com as concepções e obras existentes hoje.

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  3. Fernanda
    A obra de Mizukami não conseguiu dar conta de explicar todos os aspecto observados pois no ano em que foi escrito o livro Vygotsky não havia sido introduzido no nosso contexto histórico. O livro de Mizukami faz referência apenas a Paulo Freire. Para que sejam abranjidos todos os aspectos observados seria necessário uma atualização da obra de Mizukami com as concepções que existem hoje.

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  4. MARIA GORETI

    R:SIM, ELA APRESENTA TODAS AS ABORDAGENS MAS,A ÉPOCA EM QUE FOI ESCRITA NÃO SE FALAVA EM VYGOTISKI.

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  5. lezi
    R:R: Sim, A obra tem todas as abordagens que tem o filme, só que na época, que a obra foi escrita não se falava em Vygotsky

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  6. Ivone
    R: Sim, A obra tem todas as abordagens que tem o filme, só que na época, que a obra foi escrita não se falava em Vygotsky.se as ideias de Vygotsky fossem acrescentadas na obra teria enriquecido mais seu livro.

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  7. Universidade do Extremo Sul Catarinese
    Curso: Pedagogia 3 fase
    Disciplina: Didatica I
    Professor: Everson Hunter
    Academica: Denise de Sousa Inacio

    O livro deu conta de explicar todas as abordagens conforme nescessario. Claro que quando o livro foi escrito as ideias de Vygotsky não estavam firmadas, não estavam no contexto historico muito menos basileiro. Mas mesmo assim, acredito que o livro foi bem escrito, e bem explicado. E acredito que todos os professores e futuros professores deveriam ler esse livro, para mais conhecimento e compreensão dos assuntos colocados nele que muitas vezes não são entendidos por nós futuros professores e por professores ja formados também.

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  8. Acho que consegue, todas as abordagens estao em ambos,e a obra de mizukami explica os aspectos do filme,mas o livro quando escrito nao se falava em Vygotsky, as ideias dele nao foram mostradas.

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  9. Jessica Pires

    A obra de Mizzukami foi escrita quando ainda não se tinha ouvido falar de Vygotsky, por isso ela explica os aspectos relacionados a escola , o professor e o aluno de maneira diferente da que é representada no filme que é mais atual e mostra a abordagem sócio-cultural seguindo as teorias de Vygotsky. Para dar conta de explicar os aspectos presentes no filme seria necessário a inserção da teoria de Vygotsky no livro de Mizzukami, que deixa de lado as etapas de desenvolvimento, que segundo o sócio-culturalismo de Vygotsky são etapas imprescindíveis no processo ensino/aprendizagem.

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  10. Antonia da Silva Lima22 de junho de 2010 às 14:03

    Antonia
    A obra de Mizukami define a postura da escola como tradicional e progressista, ela foca o professor como um repassador de conhecimento.Enquanto às alunas, a escola transmitia o que a socidade esperava delas a tendência é progressista.
    Katharine Watson no papel da professora apresenta através de seu trabalho com as alunas a tendência tecnicista comportamentalista.

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  11. Acadêmica: Fabiana Salvador Medeiros


    A obra de Mizukami não conseguiu dar conta de explicar todos os aspectos observados, pois no ano em que foi escrito o livro Vygotsky não havia sido introduzido no nosso contexto histórico. O livro de Mizukami faz referência apenas a Paulo Freire.
    Para que a obra abranja todos os aspectos seria necessário uma atualização com as concepções existentes hoje.
    Mas é um livro bem escrito, e que todos os professores e futuros professores deveriam ler para assim obter mais conhecimentos sobre as abordagens do processo de ensino.

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  12. Penso que dá conta sim, fala de todas as abordagens, a tradicional, a comportamentalis, a humanista, a cognitiva e a socio-cultural. só que no livro, na abordagem socio cultural não é falado de Vygotsky e sim de Paulo Freire, pois na época que foi escrito o livro não era falado de Vygostky ainda.

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  13. Acadêmica Deise Colonetti
    Pedagogia – 3º fase.
    O livro de Mizukami conseguiu explicar, se não todos, alguns dos aspectos observados no desenrolar do filme: O sorriso de Monalisa. Sobre a postura da escola do filme podemos relacioná-la ao livro, quando ao lermos a abordagem comportamentalista observamos: o uso de apostilas (conteúdo programado), ênfase as tecnologias (na época as aulas eram feitas com ajuda de slides), a presença de reforçadores e condicionantes (notas, prestígio, reconhecimento de professores e colegas, a possibilidade de ascensão social, o diploma, aulas de como ser uma boa esposa, etc.). Outro aspecto muito importante está no modo como a direção, a coordenação e o corpo docente da escola manipulavam e condicionavam suas alunas a serem exatamente o que a ideologia da época ditava, donas-de-casa maravilhosas e mães exemplares, moldadas conforme o gosto de sua sociedade. “O individuo tem, contudo, seu papel nesse planejamento sociocultural, que é ser passivo e respondente ao que dele é esperado. ( ...)” (Mizukami, 1986, p.25)
    A professora Watson, no início seguiu o modelo comportamentalista da escola, mas ao tentar mudar sua prática é tachada de subversiva e progressista. A abordagem que mais se encaixa é a sociocultural, onde o contexto de suas alunas (a vida fora de Wellesley College) também ganhou importância. Katharine tentou mostrar para suas alunas que a vida não era só estudar para se casar, mais também estudar e continuar (cursando uma universidade). Além disso, as meninas aprenderam que deviam pensar, opinar e tomar suas próprias decisões.
    No final do filme as alunas que seguiam a risca a escola comportamentalista passaram a pensar de um modo diferente (influenciadas pela professora) em relação ao estudo e suas vidas. A mudança estava começando na mente e na vida de algumas alunas.

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  14. Alter

    A análise de MIZUKAMI) sobre o relacionamento entre professor e
    aluno mostra que na abordagem tradicional essa relação é vertical e o professor
    ocupa o centro de todo o processo, cumprindo objetivos selecionados pela escola
    e pela sociedade. Segundo a autora, o professor comanda todas as ações da sala
    de aula e sua postura está intimamente ligada à transmissão de conteúdos. Ao
    aluno é reservado apenas o direito de aprender sem qualquer questionamento,
    através da repetição e automatização de forma racional o que fica claro e evidente no filme as alunas sabiam as apostilas décor e salteado.

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  15. Aluna: Elisama B. João


    Não, de todos os aspectos não, mas se observarmos no aspecto da postura da escola, e da professora inicialmente, sim. Porque ambos trabalhavam dentro de uma tendência tecnicista chamada pela Mizukami em seu livro de comportamentalista, ela deixa bem clara, os principais aspectos dessa abordagem em seu livro. Segundo MIZUKAMI (1986) tal abordagem caracteriza-se por considerar o indivíduo sujeito às contingências do meio, sendo o conhecimento uma cópia de algo que simplesmente ocorre no mundo externo. A educação decorrente dessa abordagem preocupa-se com os elementos mensuráveis e observáveis do comportamento dos alunos. No entanto quando a professora mudou seu método de ensino, para uma abordagem mais sócia – cultural, o livro deixa um pouco a desejar. Pois ao ouvirmos a palavra sócio-cultural lembramos inicialmente de Vigstsk, e Mizucami não trás ele em sua obra, ela se baseia apenas em Paulo Freire, pois na época ainda não se ouvia falar dele (Vigostsk) no Brasil. Se houvesse uma atualização da obra de Mizukami e fossem acrescentadas as idéias de Vigostsk, ela ficaria completa e daí sim conseguiria abordar todos os aspectos observados no desenrolar da história. ( O filme : O sorriso de Monalisa ).

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  16. Antonia da Silva Lima22 de junho de 2010 às 17:54

    Antonia
    A obra de Mizukami define a postura da escola como tradicional e progressista, ela foca o professor como um repassador de conhecimento.Enquanto às alunas, a escola transmitia o que a socidade esperava delas a tendência é progressista.
    Katharine Watson no papel da professora apresenta através de seu trabalho com as alunas a tendência tecnicista comportamentalista.

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  17. O livro de Mizukami fala claramente sobre as abordagens porém cita o sócio - culturalismo de Paulo Freire , porque na época no Brasil não se conhecia a teoria Vygostski .Então o livro não dá conta de explicar todos os aspectos observados no desenrolar do filme , relação escola - professor , professor-aluno e aluno- escola, Pois no filme o sócio - culturalismo apresentado foi de Vygostski.

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  18. UNIVERSIADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC
    Curso: Pedagogia
    DISCIPLINA: Didática I
    Professor: Everson Ney Hüttner Castro
    Acadêmica: Franciane da Silva

    A obra de Mizukami não conseguiu explicar todos os aspectos observados no filme. Isso corre porque no ano em que foi escrito o livro de vygotsky, esse ainda não havia sido introduzido no contexto brasileiro. E o filme (O sorriso de Monalisa) tem uma versão mais atual trazendo a abordagem sócio-cultural das teorias de vygotsky, porem a obra de Mizukami baseia-se nas obras de Paulo Freire. Para que a obra de Mizukami aborda-se todos os aspectos do filme seria necessária uma atualização na obra de Mizukami, contendo as concepções existentes hoje.

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  19. O livro não da conta de aborda todas as teorias que acontecem no desenrolar da historia, ele da conta de explicar a teoria tecnicista, chamada no livro de comportamentalista, que é mostrado no filme com a escola e com a tendencia utilizada pela professora no começo, mais a segunda tendencia mostrada no filme que foi a socio-cultural, Mizukami não da conta, pois no filme a teoria é baseada nas concepções de Vygostski e no livro é nas concepções de Paulo Freire, mais há uma explicação na época que o livro foi escrito vygotski não era conhecido no Brasil.

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  20. IZABEL CARLOS

    A obra de Mizukami deixa a desejar quanto ao aspecto da abordagem sociocultural, pois ela é baseada somente na versão de Paulo Freire, Vigostsk que até então não era conhecido no Brasil, não é representado na obra. Aparecendo somente no filme. Então nessa abordagem, ela não consegue dar conta. Porém na abordagem comportamentalista, sim, obra e filme se complementam, é muito claro ver uma na outra.

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  21. Michele B Da Silva..

    Michele
    A obra de Mizukami conseguiu dar conta de explicar todos os aspectos observados, pois no ano em que foi escrito o livro Vygotsky não havia sido introduzido no nosso contexto histórico. O livro de Mizukami faz referência apenas a Paulo Freire. Para que sejam abrangido todos os aspectos observados seria necessário uma atualização da obra de Mizukami com as concepções que existem hoje.

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  22. Michele B Da Silva disse...
    UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
    CURSO: Pedagogia
    DISCIPLINA: Didática I
    PROFESSOR: Everson
    ACADÊMICA: Michele B Da Silva
    DATA: 23/06/2010
    Em uma escola comportamentalista com professores que também trabalham com essa pratica trazem conseqüências para os alunos, pois eles aprenderiam apenas a técnica e os métodos de se chegar a um determinado objetivo. Formaria ótimos profissionais com muita técnica, mas seria só isso e nada mais na parte técnica.
    Dentro de uma escola com a abordagem sóciocultural o aluno diante desse processo extraem conteúdos da aprendizagem atingindo um nível de consciência sobre essa uma realidade a fim de atuar na transformação social constrói sua historia.

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  23. Professor:
    Postei a 4 na 3 mas já concertei o erro obrigada,,,,,,,,
    atenciosamente Michele B Da silva

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  24. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC
    CURSO DE PEDAGOGIA
    DISCIPLINA: DIDÁTICA I
    PROFESSOR: ÉVERSON
    ACADÊMICA: GISELE PALHANO DA S. MOTA

    O livro de Mizukami conseguiu explicar algumas aspectos do filme: O Sorriso de Monalisa, não foram todos porque na época em que se passava o filme era comum a educação comportamentalista, e se fosse falado em outra maneira de educar , assim como a professora Katerini fez era encarado como ir contra as normas da escola e da sociedade.

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  25. Na década de 50, a educação na escola era padronizada e as mulheres eram formadas apenas para seguir o que a sociedade queria, ou seja, para serem donas de casas, porém no desenrolar do filme a professora adotou uma postura sociocultural onde começou a instigar suas alunas a pensarem por si e a tomarem suas próprias decisões.
    A abordagem comportamentalista e as sociocultural são abordagens que Mizukami trás em sua obra Ensino: as abordagens do processo, as demais que possuem em sua obra não identifiquei no filme.

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  26. Acadêmica: Jocieli Cruz – Pedagogia
    Sim. Pois a escola e a professora num primeiro momento acabaram por se expressarem, como comportamentalistas podendo-se destacar alguns momentos tradicionais.
    A professora Katharine vem para a sua aula com as informações das apostilas para transmiti-las a suas alunas mostrando-se assim, como comportamentalista onde há o repasse de informações com o intuito de manipular o comportamento humano. Ao se deparar com “excelentes alunas” a professora acaba por modificar sua prática pedagógica, esta passa a agir de forma sociocultural procurando por meio da interação, do diálogo, da realidade em que elas viviam mostrar-lhes outro horizonte, no sentido de fazê-las pensar/refletir sobre suas vidas. A abordagem sociocultural deixa bem claro, que seu objetivo é proporcionar uma conscientização de seus alunos em relação aos fatos/ problemas sociais, culturais, etc., tudo isso consegue explicar a postura da professora em relação a suas alunas.
    A escola não mudou sua perspectiva, continua com a abordagem comportamentalista fazendo com que a professora não aceite mais trabalhar na mesma. Pode-se perceber muito claramente este comportamentalismo, quando as alunas estão em uma das aulas de boas maneiras e estas são estimuladas/ orientadas a sentar assim, comer assim, postar assim, etc. Tudo isso acaba sendo respondidos em casa junto com seus maridos, amigos, familiares, expressando o comportamentalismo.

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  27. marilia rosso da rosa23 de junho de 2010 às 19:19

    A obra de MIZUKAMI para mim nao conseguiu dar conta de explicar. Porque no ano em que foi escrito o livro de Vygotsky ele nao era conheçido aqui no Brasil.
    O filme é baseado nas concepções de Paulo Freire e o livro nas concepções de Vygotsky.
    E para que a obra de MIZUKAMI aborda-se todos os apectos do filme seria necessario uma atualização na obra do livro contendo assim as concepções de hoje.

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  28. A obra de Mizukami conseguiu sim dar conta de explicar todos os aspectos abordados na porém quando o livro foi escrito, Vygotsky ainda não estava inserido no nosso contexto histórico.

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  29. Acadêmica: Andressa dos Santos Inácio

    O livro de Muzukami, consegue explicar alguns dos aspectos do filme, e não todos, a professora trabalhava na tendência comportamentalista, no inicio do filme, e Mizukami deixava claramente explicado em seu livro os aspectos gerais dessa abordagem. Tendo em vista que quando Mizukami escreveu sua obra, não se falava em Vygotsky, quando a professora ,muda seu método para o sócio- cultural, o livro deixa um pouco a desejar, pois quando falamos em sócio-culturtal, logo lembramos de Vygotsky.
    Baseando-se apenas Paulo Freire em sua obra, Misukami, deixou de acrescentar muitas idéias , que contribuiria para o desenrolar do filme O sorriso de Monalisa.

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  30. Apesar de o livro ter sido escrito 17 anos antes do filme, foi possível identificar os aspectos abordados na história, porém o livro não conta com as contribuições de Vygotsky, esse é um ponto negativo do livro, que precisa de atualizações.

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  31. O livro não consegue abordar todos os apectos que o filme aborda, pois na época que livro foi publicado Vygotsky, não tinha entrado em nosso contexto.

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  32. Thaís Barbosa De Faveri. 3ª fase

    A obra de Mizukami consegue dar conta de explicar das abordagens do filme O Sorriso de Monalisa a teoria comportamentalista (tecnicista), visto no filme com a postura da escola, da professora (no inicio) e das alunas (no inicio), que em seu livro explica claramente os aspectos desta abordagem, deixando assim a desejar a teoria sócio-cultural. Pois quando Mizukami escreveu sua obra, não se falava em Vygotsky, no Brasil e o livro está nas concepções de Paulo Freire.

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  33. Franciele da S. Cândido25 de junho de 2010 às 10:06

    UNIVERSIDADE DO EXTEMO SUL CATARINENSE - UNESC
    DISCIPLINA: DIDÁTICA I
    PROFESSOR: ÉVERSON H. CASTRO
    CURSO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA
    ACADÊMICA: FRANCIELE DA S. CÂNDIDO
     
    A obra : "ENSINO: AS ABORDAGENS DO PROCESSO" deu conta de duas das abordagens contidas no filme: " O SORRISO DE MONALISA", já que as escolas naquela época eram comportamentalistas e não se ouvia falar em outros tipos de educação, era um ensino padronizado, as alunas eram ótimas receptoras de conteúdo para se tornar ótimas donas de casa.
    Mas a professora não concordando com a abordagem adotada pela institução de ensino e seus professores, adotou a abordagem sócio- cultural, pois queria que suas alunas tivessem autonomia para decidirem o que queriam e não apenas seguirem os padrões que eram impostos pela sociedade.

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  34. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
    Disciplina: Didatica I
    Curso: Pedagogia
    Professor: Éverson
    Acadêmica: Cíntia Pires

    A obra de MIZUKAMI conseguiu explicar alguns dos aspecto, pois no ano em que foi escrito o livro Vygotsky não havia sido introduzido no contexto histórico. A escola e a professora no inicio do filme,trabalhavam com método comportamentalista, trabalhando com aulas prontas e apostilas, a escola tem o objetivo de modificar, manipular o comportamento das alunas. só que com o passar das aulas a professora percebe que esta não é a melhor forma de trabalho, e decide trabalhar com o sócio-cultural, onde o livro deixa bem claro que esta tendência tem o objetivo de proporcionar uma conscientização de seus alunos, em relação aos seus problemas, o meio em que se vive, os fatos,culturas. onde ela tenta mostrar para as alunas que a mulher tinha que lutar pelo seu espaço na sociedade, ter uma carreira, refletir sobre esses assuntos, pois a escola trabalhava em cima das alunas uma visão machista, onde a mulher tem que estudar para ser uma ótima dona de casa. O livro de MIZUKAMI faz referência apenas a Paulo Freire, quando tratado da parte do sócio-cultural. Para que sejam abranjidos todos os aspectos observados seria necessário que obra de MIZUKAMI,passasse por uma atualização.

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  35. Acadêmica: Maira A. de Aguiar

    O livro de Mizukami consegue de forma completa explicar a postura tomada pela escola, das alunas e da professora no começo também. Esses trabalhavam com uma abordagem comportamentalista (tecnicista), na qual o aluno só recebe o conteúdo pronto, no filme, representada na forma de apostilas, onde as aulas já estavam planejadas e prontas, isso sem a participação das alunas, a instituição e no começo também a professora tinham o intuito de moldar – manipular o comportamento das meninas conforme eles queriam.
    O livro também consegue explicar, mas não de forma completa, a outra concepção que a professora acaba aderindo no decorrer do filme que é a sócio-cultural, que faz com que o aluno tenha autonomia e que desempenhe uma consciência da realidade a sua volta. No livro essa abordagem é descrita por Mizukami como uma tendência que tentar propiciar aos alunos uma conscientização dos problemas que eles vivem em seu dia-a-dia, e é bem isso que a professora faz com suas alunas, tenta mostrar que estudar não é só para ser uma ótima dona de casa, mas que a educação pode também proporcionar uma carreira profissional e também um espaço na sociedade como um ser pensante e ativo.
    No entanto, Mizukami em seu livro, tem referencia somente em Paulo Freire e para que a concepção sócio-cultural fosse explicada de forma completa precisaria passar por uma atualização, pois hoje temos Vygotski que trabalha com essa abordagem e que a explica com mais clareza e afinco.

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  36. Análise Fílmica

    Realmente a minha análise feita anteriormente, estava de certa forma, diferente da realidade ou ponto de vista agora expostos. As nuances que diferenciam a tendência tradicional da tecnicista, são de certa forma tênues, portanto da primeira vez, analisei como uma abordagem tradicional, da tendência tradicional, porém agora de um novo ponto de vista, vejo que que eles utilizavam uma abordagem comportamentalista da tendência liberal tecnicista e que a professora estava tendo um um problema, já que a sua abordagem seria a sócio-cultural. No fim das contas a professora muda toda uma turma, mas sabemos que se a classe de todos os professores não se motivar a fazer uma nova proposta, é quase impossível que apenas um professor o faça.

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  37. O filme e o livro possuem muita coisa em comum. O livro fala de abordagens que podemos ver claramente no livro. A escola demonstrava uma abordagem comportamentalista, onde o relacionamento professor aluno não existe e o mais importante é o conteúdo a ser trabalhado.A professora no inicio, mostra através de seus métodos e avaliações uma abordagem comportamentalista, porém com a atitude das alunas, ela muda a sua abordagem pedagógica, tornando-se uma professora sócio cultural. De acordo com Mizukami, na abordagem Sóciocultural o professor direciona o processo de ensino aprendizagem, porém a relação aluno professor deve ser horizontal, ambos são sujeitos no ato do conhecimento, e o professor proporciona ao aluno ser um individuo ativo no processo de aprendizagem, ou seja, o aluno deve ser capaz de operar mudanças na realidade. E o filme nos mostra claramente que a professora Katharine trabalhava com o objetivo de mudar a mente daquelas garotas, quebrar os conceitos estabelecidos por uma sociedade preconceituosa, para que elas pudessem mudar a realidade. Ela não "vomitava" o conteúdo, mas fazia com que as alunas tivessem uma opinião critica a respeito dos assuntos abordados, o que fez com que muitas delas mudassem a sua realidade.

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  38. O livro mostra as abordagens de ensino, e o filme nos mostra duas delas, a comportamentalista e a sociocultural. A escola que a professora foi trabalhar era completamente comportamentalista, onde o conteúdo é mais importante, e tem por objetivo apenas ensinar a disciplina. A professora Katherine com suas idéias muito revolucionárias pra época chegou com uma nova concepção, que nós conhecemos como socio cultural, onde a relação professor aluno é horizontal, diálogo marca a participação dos alunos juntamente com os professores. Os estudantes são partes do processo de aprendizagem que procura enfatizar a cooperação e o trabalho coletivo na resolução dos problemas sociais, como no filme, a professora fez com que as alunas mudassem a realidade de suas vidas, quebrando com regras sociais.

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  39. Acadêmica: Rafaela Renata Domingos

    A abordagem comportamentalista - tecnicista no começo do filme trabalhada pela professora e ultilizada também pelas alunas e a instituição, o livro de Mizukami consegue explicar. No livro essa abordagem é descrita como algo pronto e que é só para se passar adiante, como no caso das meninas que estudavam (decoravam) as apostilas e era somente o que a professora utilizava em suas aulas.
    Já a abordagem que a professora acaba aderindo no decorrer da história que é a socio-cultural, o livro não explica de forma completa, pois na epoca em que o livro foi escrito Mizukami não levou em conta as analises feitas por Vygotski, porque ele não estava inserido no contexto ainda, para abranger de forma completa e explicar as ações tomadas pela professora deveria passar por uma atualização.

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