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4- Que consequências podem ser apontadas para a realização de práticas pedagógicas alicerçadas nas concepções identificadas no filme?quarta-feira, 12 de maio de 2010
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Blog destinado para realização de postagens de comentários críticos e criativos, mas não necessariamente convergentes.
Este blog está destinado a postágem das seguintes atividades: (não se esqueça de se identificar)
1 - Apresentar a resenha da obra "Ensino: as abordagens do processo" de autoria de Mizukami. Lembra-se que resenha não é sinópse da obra, o que é facilmente encontrada na internet e no verso da caixa do dvd.
2- Analisar o filme identificando qual abordagem está relacionada à escola, à professora e às alunas no início e no final das atividades docentes (ou do filme).
3 - A obra da Mizukami consegue dar conta de explicar todos aspectos observados no desenrolar da história (postura da escola, professor e aluno)? Argumente.
4- Que consequências podem ser apontadas para a realização de práticas pedagógicas alicerçadas nas concepções identificadas no filme?
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
ResponderExcluirCURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Didática I
PROFESSOR: Everson
ACADÊMICA: Camila Lima Teixeira
DATA: 20/06/2010
Conseqüências
Em uma escola comportamentalista com professores que também trabalham com essa pratica pedagógica os alunos aprenderiam apenas a técnica e os métodos de se chegar a um determinado objetivo. Formaria ótimos profissionais com muita técnica.
Dentro de uma escola com a abordagem sóciocultural o aluno constrói o conhecimento, participa das aulas como um ser ativo e não passivo, o objetivo dessa educação é o de criar alunos com consciência critica e que são capazes de transformar a sua realidade social, sujeitos de sua história.
Por meio do filme foram identificadas duas concepções, a concepção tecnicista e a histórico cultural.
ResponderExcluirA concepção tecnicista possui a característica de transmitir conteúdos por meio de manuais, livros didáticos através da recepção de informações. Ela molda o ser humano a sociedade para manter a ordem social vigente. Por esses motivos torna os alunos passivos e submissos. Como consequencia positiva forma profissionais com maior rapidez, porém vem aliada a uma consequencia negativa de formá-los sem qualidade e não criativos.
A concepção histórico-cutural se caracteriza por associar o contexto social com o escolar (científico), é favorecido o debate em sala de aula, a relação professor-aluno. Os alunos são incentivados a participar, perguntar, criar, analisar. Por esses motivos os alunos que saem dessa escola são críticos, autônomos, exercem seu papel de cidadão como sujeitos. Como ponto negativo vem o choque com a prática, poucos professores que se dizem histórico-cultural definitivamente exercem em sala de aula.
maria goreti
ResponderExcluirR:A JUNÇAO DAS ABORDAGENS TECNICISTA, COMPORTAMENTALISTA E SÓCIO- CULTURAL DEU MAIS LIBERDADE NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO SOCIAL, COGNITIVO E AFETIVO. OS ALUNOS ESTAO MAIS PREPARADOS PARA O FUTURO.
ivone
ResponderExcluir4- Que consequências podem ser apontadas para a realização de práticas pedagógicas alicerçadas nas concepções identificadas no filme?
R: A abordagem tecnicista traz conseqüência para o aluno porque vai formar aluno, conformado, passivo sem opinião já, a sócio cultural vai formar alunos ativos, que vai guestionar. O comportamentalismo deu mais liberdade no processo ensino aprendizagem no crescimento social..
Universidade do Extremo Sul Catarinense
ResponderExcluirCurso: Pedagogia 3 fase
Disciplina: Didatica I
Professor: Everson Hunter
Academica: Denise de Souza Inacio
A consequencia em relação a abordagem construtivista, é que a formação dos alunos sera totalmente tecnica, eles receberam imformaçoes prontas, aprenderam metodos para chegarem ao objetivo e nada mais, não precisaram penssar muito.
Agora a consequencia que a sócio-cultural nos tras é muito boa. Ela fas com que seus alunos penssem, agem, perguntem, e principalmente busquem suas proprias respostas para suas perguntas. O professor e o aluno aprendem juntos, o professor ensina e o aluno aprende, o aluno ensina e o professor aprende, com os dois juntos o aprendizado e o desenvolvimento de ambos na sala é muito grande e gratificante para os dois.
Uma consequência negativa da prática pedagógica tecnicista é que teremos a formação somente técnica do aluno, e não intelectual. Formando assim alunos passivos que vão com pactuar com o que é vivido pela sociedade. Porém nesta pratica pedagógica o período de formação é muito mais rápido, o que não quer dizer que os alunos serão formados com qualidade. Analisando a abordagem sócio-cultural podemos perceber que esta enfatiza a troca de experiências, a interação, valorizando a linguagem e a cultura... formando assim alunos críticos. O grande problema que ocorre nesta abordagem é na maioria das vezes os professores se dizem sócio-culturais, mas na prática não passam de professores tradicionalistas...
ResponderExcluirSão identificadas a abordagem comportamentalista e a sócio-cultural. Na abordagem comportamentalista o aluno só recebe o conteúdo, e só memoriza todo o conteúdo que é recebido pelo professor. Nessa abordagem irá trazer alunos passivos, que não questionam.
ResponderExcluirE na abordagem sócio-cultural o aluno é o criador de seu conhecimento, ele questiona, existe interação entre aluno-professor, o aluno reflete sobre as questões que lhe são apresentadas. Se tornaram alunos ativos e criticos.
Acadêmica: Fabiana Salvador Medeiros
ResponderExcluirNo filme é identificada a concepção comportamentalista e a sócio-cultural
Na abordagem comportamentalista, a preocupação é reproduzir os conteúdos, por meio da memorização, pois recebem tudo pronto. Formando assim alunos alienados e passivos conformados, com sua vida escolar e social.
Na concepção sócio-cultural a relação professor x aluno e é horizontal e não imposta, prevalecendo o dialogo entre professor e aluno, os alunos recebem informações e analisam os aspectos de sua própria experiência existencial. O aluno é crítico produz seus conhecimentos e reflete sobre as coisas ao seu redor, tem opinião própria. Sendo que professor e o aluno aprendem juntos.
Lezi Zilli
ResponderExcluirAs abordagens tecnicista comportamentalista trazem conseqüências para o aluno.
Porque vai formar alunos conformados passivos sem opinião própria.
Já o sócio cultural formará alunos ativos que irão questionar a liberdade no processo de ensino e aprendizagem num crescimento social cognitivo e afetivo,os alunos estarão preparados para o futuro.
Acadêmica Deise Colonetti
ResponderExcluirPedagogia – 3º fase.
A abordagem comportamentalista modela e reforça o comportamento humano. Condiciona as pessoas a seguirem um planejamento tornando-as seres sem opinião, nessa abordagem o diálogo é deixado de lado e o aluno passa a ser um mero receptáculo de informações. Essa abordagem forma pessoas passivas e conformadas, que não buscarão tentar mudar sua realidade. Elas são programadas para fazer (agir na prática), sem pensar nas razões, e consequências de seus atos. Geralmente, essas pessoas passam suas responsabilidades para os outros, deixando que esses decidam por elas.
A abordagem sociocultural forma pessoas pensantes e conscientes de seus deveres e direitos. Elas apresentam senso critico, expondo suas ideias e dúvidas, e dando sua opinião, contribuindo para a transformação de sua realidade. Elas serão cidadãos conscientes que buscarão agir para seu bem e para o bem comum. “O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.”(Mizukami,1986, p.87)
Alter
ResponderExcluirconsequencias:1 parte
Neste colégio reina o autoritarismo, com suas regras e seus métodos, tanto de conduta quanto de ensino, totalmente pré-definidos.
Embora o filme decorra dos anos 50, seu contexto será sempre atual, pois aborda um tempo que realmente existiu, ainda parece existir e não pode ser esquecido – que, infelizmente, temos esbarrado nele camufladamente em algumas várias instituições escolares. Ele enfatiza, de uma forma clássica e bela, o papel para o qual a mulher nasceu para desempenhar, segundo os padrões da época, limitando-a ao sagrado matrimônio, casa, marido e filhos. Ensina, ainda, como iniciou-se a luta feminina pelo seu querer, pela conquista do seu espaço numa sociedade até então inteiramente machista, mesmo que para isso alguns tabus fossem violados. E, finalmente, como se pode notar, é um filme crítico à rigidez social dominante do início do séc. XX e, considero, imperdível para se entender um pouco da trajetória histórica do trabalho docente até aquele momento.
Alter
ResponderExcluir2 parte:consequencias
a escola objetiva apenas reproduzir os conhecimentos e os valores da sociedade como verdades absolutas, sem objeções ou reflexões sobre os mesmos. A principal função da escola é realizar a preparação intelectual e moral de suas alunas para assumirem seus papéis de esposas submissas e donas de casa exemplares. Cabe observar que esta visão transcende os muros da escola, ela está arraigada na sociedade e na família das alunas. Estas, inicialmente, também reproduziam estes valores. No entanto, as suas concepções sobre suas vidas, seus valores e sua sociedade são modificadas à medida que a professora Katharine, por meio de sua proposta de ensino, começa a despertar o pensamento crítico em suas alunas.
Sâo identificadas no filme duas abordagens: tecnicista e histórico cultural.
ResponderExcluirNa abordagem tecnicista as pessoas tem seu comportamento moldaldo através de técnicas específicas, se integrando na máquina social, sendo que o material instrucional encontra-se sistematizado nos manuais e livros didáticos, e os conteúdos são transmitidos. Assim forman-se profissionais com mais facilidade e rapidez, não sendo necessariamente qualificados.
Na abordagem histórico cultural há toda uma interação entre professor-aluno, onde os alunos são incentivados a debater, criar, expressar-se livremente, tornando-se assim cidadãos críticos e autônomos perante a sociedade, exercendo seu papel de sujeito ativo.
Elisama B. João.
ResponderExcluirSe a escola trabalha numa concepção comportamentalista, como mostra inicialmente no filme, os alunos (as) formados nesta escola serão pessoas totalmente alienadas, passivas. Dentro de uma sociedade, se renderiam a toda e qualquer exigência que por ventura fosse feita por essa (sociedade) a eles. Porém se a escola trabalhar numa abordagem sócio-cultural, o aluno sairá dela ciente de seus direitos para com a sociedade sim, mais também de seus deveres. Ele terá muito claro que a mudança existe, e deve partir dele. A criança ensinada dentro desta perspectiva (sócio – cultural) se tornará um adulto mais critica e autônomo dentro do meio onde vive. Profissionalmente estará sempre engajado em lutas, por melhores condições de vida, através de grupos sindicais, ONGs não governamentais, e movimentos sociais enfim sempre buscando transformar sua realidade para melhor. Enquanto que o adulto que foi educado dentro da abordagem comportamentalista, sua preocupação será apenas de fazer o seu trabalho, mais perfeito possível, e nem pensa em lutar por direito algum, para ele é como tem que ser, nada do que ele fizer mudará a realidade.
Antonia
ResponderExcluirNo filme a professora é de tendência progressista, luta com as rigorosas normas e motiva suas alunas a ir além do que estava determinado a construirem conhecimentos. A Relação da professora com os alunos demonstrava atitudes, valores e personalidade, com isso gerava confiança tanto da parte da professora como dos alunos.
Na abordagem Tecnicista os alunos serão formados pessoas passivas, que aceitam facilmente decisões de outros por não ter uma consciência critica.Já na abordagem sócio - cultural os alunos vão aprender a questionar, analizar , construir ...
ResponderExcluirSerão cidadãos críticos.Porém a maior dificuldade que o sócio - culturalismo enfrenta são professores que dizem seguir essa abordagem mas em sala de aula não o fazem.
As cosequencias que podem ser apontadas, baseadas nas abordagens mostradas no filme são, na teoria tecnicista o aluno sai um exelente tecnico, mais ele vai ser apenas isso, ele não é criativo, critico, mais nada, já na escola socio-cultural que é a segunda abordagem trabalhada no filme, valoriza a construção do conhecimento, a discução entre professor e aluno, tornando assim um ser criativo, critico, autonomos, sujeitos de sua propria historia.
ResponderExcluirUNIVERSIADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC
ResponderExcluirCurso: Pedagogia
DISCIPLINA: Didática I
Professor: Everson Ney Hüttner Castro
Acadêmica: Franciane da Silva
O filme o sorriso de Monalisa relevaram com propriedade duas concepções a comportamentalista e a sócio-cultural.
A abordagem comportamentalista visa à reprodução dos modelos determinados pela sociedade, o aluno é um recipiente de informações e por meio da transmissão de conteúdo que manipulam, controlam e moldam o comportamento do homem, para manter a ordem social vigente. Formando assim alunos passivos, alienados e sem reflexão critica.
Entretanto a sócio-cultural, visa à interação professor-aluno, troca de experiências, valorizando a linguagem e a cultura... Desenvolvendo no aluno o pensamento critico a reflexão a cerca do que esta sendo imposto. Construindo sujeitos autônomos, críticos, com opinião e identidade própria, para exercer seu papel de cidadãos ativos na sociedade.
IZABEL CARLOS
ResponderExcluirA obra de Mizukami deixa a desejar quanto ao aspecto da abordagem sociocultural, pois ela é baseada somente na versão de Paulo Freire, Vigostsk que até então não era conhecido no Brasil, não é representado na obra. Aparecendo somente no filme. Então nessa abordagem, ela não consegue dar conta. Porém na abordagem comportamentalista, sim, obra e filme se complementam, é muito claro ver uma na outra.
IZABEL CARLOS
ResponderExcluirA criança quando educada dentro da tendência tecnicista, será uma criança passiva, sem criatividade, e no futuro profissionalmente apenas um repetidor de tarefas sem iniciativa própria. Já a criança educada dentro de uma perpectiva histórico social (sócio cultural), será uma criança adepta do diálogo, terá mais criatividade, será critica consigo e com o mundo a sua volta, e terá a noção bem claramente de ele (a) é um agente transformador. Quando adulto será alguém que lutará pelos seus direitos dentro da sociedade em que está inserido.
Anônimo disse...
ResponderExcluirMichele B Da Silva disse...
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Didática I
PROFESSOR: Everson
ACADÊMICA: Michele B Da Silva
DATA: 23/06/2010
Em uma escola comportamentalista com professores que também trabalham com essa pratica trazem conseqüências para os alunos, pois eles aprenderiam apenas a técnica e os métodos de se chegar a um determinado objetivo. Formaria ótimos profissionais com muita técnica, mas seria só isso e nada mais na parte técnica.
Dentro de uma escola com a abordagem sóciocultural o aluno diante desse processo extraem conteúdos da aprendizagem atingindo um nível de consciência sobre essa uma realidade a fim de atuar na transformação social constrói sua historia.
O filme mostra duas abordagens: a comportamentalista e a sócio-cultural. A consequencia que teria na abordagem comportamentalista é que a escola cria alunos passivos e sem opinião própria. Os alunos sabem de tudo, mas tudo o que se sabe aqui é decorado não realmente aprendido. E a consequencia da abordagem sócio-cultura, é que nessa abordagem o professor tem o papel de despertar a criticidade no aluno, não pode dar o conteúdo pronto, tem que fazer com que o aluno pesquise, se interesse pelo assunto.
ResponderExcluirAcadêmica: Jocieli Cruz – Pedagogia.
ResponderExcluirNo comportamentalismo é considerado que as ações humanas podem ser modificadas, por meio de estímulos que logo trarão respostas. Contudo, o aluno nesta abordagem acaba sendo formado como um agente passivo capaz apenas de reproduzir o que lhe foi estimulado. Desta forma é a sociedade quem dita às regras para a escola, pois pelo fato de esta formar agentes passivos percebe-se que a escola serve para o ajustamento dos mais novos em uma sociedade com determinadas necessidades. O aluno acaba praticando para depois reproduzir e suprir as necessidades impostas pela sociedade.
Na abordagem sociocultural o aluno é levado a refletir, a reavaliar e a procurar mecanismos para a solução dos problemas. Portanto, a formação dos alunos baseia-se em conscientiza-los sobre suas realidades culturais, sociais, politicas, etc., mostrando-lhes caminhos para que se possam obter soluções para tais problemas. Contudo nesta abordagem o aluno á levado a pensar criticamente naquilo que lhe foi imposto com o objetivo de solucionar ou melhorar tal questão. Desta forma, a interação entre os colegas torna-se fundamental para o pensar criticamente, como também para a aquisição de uma solução que possa favorecer o todos, consequentemente acaba-se por exercer a democracia.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC
ResponderExcluirCURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: DIDÁTICA
PROFESSOR: EVERSON
ACADÊMICA: GISELE PALHANO DA S. MOTA
No filme esta presente duas concepções: a comportamentalista e a sócio-cultural.
É como conseqüência a comportamentalista trás o controle social, ou seja, não há desenvolvimento da individualidade porque o comportamento é moldado de forma externa e faz com que a educação se torne apenas transmissão de conteúdos, tornando os alunos apenas em receptores e não alunos críticos.
E já a abordagem sócio-cultural é uma abordagem crítica e criadora e não simplesmente de armazenamento de informações, ou seja, forma alunos capazes de incorporar o seu próprio ser, então acredito que a conseqüência dessa abordagem é para a sociedade porque quer pessoas alienadas para serem manipuladas com mais facilidade e não críticas, pois pessoas críticas participam ativamente da sociedade.
ResponderExcluirNo filme é identificado a concepção comportamentalista e a socio-cultural.
ResponderExcluirna concepção comportamentalista o aluno é um mero recpetor de informações se fechando para novos conhecimentos e passando a ser assim aluno passivo, acomodados e conformados com sua vida social e escolar.
E nao concepção socio-cultural o professor é educador, motivador, provocador e questionador e assim formará alunos ativos, criticos e que tenham opniões próprias, podendo assim expor suas duvidas e idéias contribuindo para a sua formaçao.
A abordagem comportamentalista tecnicista como consequência tende a criar um individuo passivo, capaz apenas de reproduzir o que lhe foi condicionado.
ResponderExcluirJá a sócio-cultural tende a criar individuos capazes de pensar por si próprios, e ter uma consciencia crítica em relação a sociedade, o professor faz com que o aluno sinta vontade de estudar, de estar buscando conhecer mais, e participar criticamente da sociedade.
Acadêmica: Andressa dos Santos Inácio
ResponderExcluirCertamente se a professora continuasse seu método na abordagem comportamentalista, a conseqüência seria que ela estaria formando alunos passivos, que estariam aprendendo por decoreba, que recebem tudo que a professora passa, sem questionar nada. Já mudando seu método para o Sócio-cultural, a professora estava aprendendo junto com seus alunos, pois no sócio-cultural, existe essa relação professor x aluno, isso contribui na aprendizagem de ambos, pois eles aprendem e tem como questionar o conhecimento, levando em conta, suas experiências vividas.
No filme identificamos duas abordagens, a comportamentalista e a sócio-cultural. Na abordagem comportamentalista, os alunos se tornam pessoas passivas, sem poder de voz, sempre aceitam o que é imposto pela sociedade, mesmo que não concorde, a preocupação maior é com a vida profissional.
ResponderExcluirJá na sócio-cultural, o aluno tem poder de voz, expressa suas dúvidas e opiniões, torna-se um cidadão crítico e ativo que luta pelos seus direitos.
No filme pode-se identificados as seguintes abordagens:
ResponderExcluirComportamentalista e Socio-Cultural
No comportamentalista o aluno é mero recpitor, fechando para novas informações como mostra no filme elas só tem o interresse de serem boas donas de casa.
Socio-Cultural: O aluno não recebi o conteúdo pronto , o professor só mostra o caminho o aluno que vai atrás.
Thaís Barbosa De Faveri.
ResponderExcluirNo filme são identificada duas concepções a comportamentalista e a sócio-cultural, onde a conseqüência da realização de práticas pedagógicas seria:
Na Comportamentalista ou tecnicista se caracterizam por transmitir os conteúdos por meio de planejamentos prontos, apostilas, manuais, livros... O aluno é apenas um receptor de informações, tornando-se passivo e submisso. Forma profissional com rapidez, porém com pouca qualificação e sem criatividade.
A concepção Sócio-cultural tem como conseqüência o debate em sala de aula, o relacionamento professor-aluno é horizontal, os alunos são incentivados a criar, perguntar, pesquisar, criticar, analisar e terem autonomia. Porém muitos professores dizem que aderem a esta concepção, mas na prática passa longe.
UNIVERSIDADE DO EXTEMO SUL CATARINENSE - UNESC
ResponderExcluirDISCIPLINA: DIDÁTICA I
PROFESSOR: ÉVERSON H. CASTRO
CURSO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA
ACADÊMICA: FRANCIELE DA S. CÂNDIDO
Em uma escola que trabalha dentro da abordagem comportamentalista, traz como cosequência uma formação de alunos que tem um ensino padronizado simplesmente para reproduzir o que a sociedade impõe a eles.
Já em uma escola que trabalha a abordagem sócio- cultural, ela nos faz com que os alunos se tornem sujeitos ativos, que por consequência vão se tornar cidadãos pensantes e com opinião crítica e assim se tornando sujeitos capazes de construir a sua história.
Franciele da S. Cândido disse...
ResponderExcluirUNIVERSIDADE DO EXTEMO SUL CATARINENSE - UNESC
DISCIPLINA: DIDÁTICA I
PROFESSOR: ÉVERSON H. CASTRO
CURSO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA
ACADÊMICA: FRANCIELE DA S. CÂNDIDO
Em uma escola que trabalha dentro da abordagem comportamentalista, traz como cosequência uma formação de alunos que tem um ensino padronizado simplesmente para reproduzir o que a sociedade impõe a eles.
Já em uma escola que trabalha a abordagem sócio- cultural, ela faz com que seus alunos se tornem sujeitos ativos, que por consequência vão se tornar cidadãos pensantes e com opinião crítica e assim se tornando sujeitos capazes de construir a sua história.
Acadêmica: Maira A. Aguiar
ResponderExcluirSão identificadas no filme duas concepções de aprendizagem que são: a comportamentalista e a sócio-cultural, na qual suas conseqüências são bem específicas, são elas:
Na abordagem comportamentalista ou tecnicista vemos alunos passivos, conformados. Essa concepção faz com que a sociedade não mude e continue a ser como é, pois os alunos são moldados para isso, não há incentivo para mudança. Vemos aqui a perpetuação de uma sociedade conformada com os problemas sociais, econômicos, e desiguais, em todos os sentidos. A preocupação maior dessa abordagem é da quantidade de conteúdos dados e não da qualidade dos mesmos.
Na abordagem sócio-cultural temos conseqüências bem diferentes, isso se trabalhada de forma correta, pois o que mais vemos são professores mal formados para trabalhar com essa concepção e por isso acabam fazendo utilização de outras abordagens na sua prática educativa. Aqui o aluno é o centro do processo, há uma grande preocupação com a qualidade do ensino passado para eles. Os alunos são incentivados a pesquisar, a terem sua autonomia de pensamentos e dos seus atos, de criticarem o que a sociedade lhe impôs. A conseqüência maior dessa concepção seria a de cidadãos preocupados em todos os sentidos com a sociedade em que vivem, na qual eles sabem que podem mudá-la se quiserem. Cidadãos conscientes dos direitos e deveres que cada um tem. Essa abordagem preocupa-se com a história que cada um traz dentro de si e usa disso para que o aprendizado seja prazeroso e conseqüentemente internalizado como conhecimento e não apenas como informação.
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
ResponderExcluirDisciplina: Didatica
Curso:Pedagogia
Professor:Éverson
Acadêmica: Cintia Pires
São identificadas no filme a comportamentalista e a sócio-cultural.
A comportamentalista o aluno recebe o conhecimento de forma transmitida, onde o professor passa para o aluno somente o que ele acha necessário, desta forma o aluno torna-se um receptor passivo, não tendo uma consciência crítica formada, sendo ajustado a sociedade, sendo uma pessoa também sem a autonomia. os pontos positivos deste método de trabalho é que forma profissionais com maior rapidez, porém com conseqüência negativa de formá-los sem qualidade e não criativos. O sócio-cultural trabalha com o contexto social na escola junto com o científico. onde existe a relação professor e aluno, trabalha com debates, existe muita participação e instiga o aluno a participar, questionar, criar,dar sua opinião, tornando dessa forma alunos autônomos, críticos, que irão, ter voz, um espaço no meio social e que não serão alienados, o único ponto negativo é o choque com a prática, poucos professores que afirmam ser histórico-cultural não conseguem exercer em sala de aula.
Acadêmica: Maira A. Aguiar
ResponderExcluirO livro de Mizukami consegue de forma completa explicar a postura tomada pela escola, das alunas e da professora no começo também. Esses trabalhavam com uma abordagem comportamentalista (tecnicista), na qual o aluno só recebe o conteúdo pronto, no filme, representada na forma de apostilas, onde as aulas já estavam planejadas e prontas, isso sem a participação das alunas, a instituição e no começo também a professora tinham o intuito de moldar – manipular o comportamento das meninas conforme eles queriam.
O livro também consegue explicar, mas não de forma completa, a outra concepção que a professora acaba aderindo no decorrer do filme que é a sócio-cultural, que faz com que o aluno tenha autonomia e que desempenhe uma consciência da realidade a sua volta. No livro essa abordagem é descrita por Mizukami como uma tendência que tentar propiciar aos alunos uma conscientização dos problemas que eles vivem em seu dia-a-dia, e é bem isso que a professora faz com suas alunas, tenta mostrar que estudar não é só para ser uma ótima dona de casa, mas que a educação pode também proporcionar uma carreira profissional e também um espaço na sociedade como um ser pensante e ativo.
No entanto, Mizukami em seu livro, tem referencia somente em Paulo Freire e para que a concepção sócio-cultural fosse explicada de forma completa precisaria passar por uma atualização, pois hoje temos Vygotski que trabalha com essa abordagem e que a explica com mais clareza e afinco.
Dentro de uma abordagem comportamentalista,os alunos formados serão excelentes técnicos, porém não serão estimulados para o pensamento crítico.
ResponderExcluirEnquanto na abordagem sócio cultural os alunos são educados para serem autores da sua própria história, serem autônomos e terem uma consciência critica a respeito da sociedade em que vivem, dessa forma podem ser transformadores da realidade social vigente.
Bruna Dal-Bó
ResponderExcluirEm uma escola que trabalha dentro da abordagem comportamentalista, o ensino seria exclusivamante técnico e teria muita eficácia na transmissão do conhecimanto, porém os alunos seriam sistematizados, sem nenhuma autonomia no pensar e agir, ótimos profissionais obedientes.
A abordagem sócio cultural enfatiza a autonomia do aluno, para que sejam criticos e transformadores. O objetivo é ensiná-los a pensar e não serem apenas alunos receptores de informações e conteúdos, mas formuladores de idéias e pensamentos.
As consequências de uma escola com a abordagem comportamentalista seria de alunos paasivos diante dos assuntos abordadoa, que seguem um padrão nas atividades e ótimos técnicos sistematicos. Já dentro de uma abordagem sócio cultural o objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam a arte de pensar, não sejam apenas individuos que ouvem e recebem, mas que pensam criticamente a respeito do que ouvem, são alunos participativos.
ResponderExcluirEm uma escola comportamentalista permanece o método de transmissão e recepção de informações, dessa forma o senso critico dos alunos fica de lado e é priorizado os conteúdos, é um ensino diretivo, e modela os alunos, é uma modeladora de comportamento humano, com o objetivo de manter a ordem social, essa escola nunca formaria revolucionários.
ResponderExcluirA escola sócio cultural é completamente diferente, porque mantém um relacionamento com o aluno, dando espaço para que ele desenvolva sua autonomia e participe das aulas, leva em conta o social do aluno, fazendo com que ele desenvolva capacidade para transformar o meio, e não apenas de o meio transformá-lo.