quarta-feira, 12 de maio de 2010

4 PARTE

(não se esqueça de se identificar)

4- Que consequências podem ser apontadas para a realização de práticas pedagógicas alicerçadas nas concepções identificadas no filme?

40 comentários:

  1. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
    CURSO: Pedagogia
    DISCIPLINA: Didática I
    PROFESSOR: Everson
    ACADÊMICA: Camila Lima Teixeira
    DATA: 20/06/2010


    Conseqüências

    Em uma escola comportamentalista com professores que também trabalham com essa pratica pedagógica os alunos aprenderiam apenas a técnica e os métodos de se chegar a um determinado objetivo. Formaria ótimos profissionais com muita técnica.
    Dentro de uma escola com a abordagem sóciocultural o aluno constrói o conhecimento, participa das aulas como um ser ativo e não passivo, o objetivo dessa educação é o de criar alunos com consciência critica e que são capazes de transformar a sua realidade social, sujeitos de sua história.

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  2. Por meio do filme foram identificadas duas concepções, a concepção tecnicista e a histórico cultural.
    A concepção tecnicista possui a característica de transmitir conteúdos por meio de manuais, livros didáticos através da recepção de informações. Ela molda o ser humano a sociedade para manter a ordem social vigente. Por esses motivos torna os alunos passivos e submissos. Como consequencia positiva forma profissionais com maior rapidez, porém vem aliada a uma consequencia negativa de formá-los sem qualidade e não criativos.
    A concepção histórico-cutural se caracteriza por associar o contexto social com o escolar (científico), é favorecido o debate em sala de aula, a relação professor-aluno. Os alunos são incentivados a participar, perguntar, criar, analisar. Por esses motivos os alunos que saem dessa escola são críticos, autônomos, exercem seu papel de cidadão como sujeitos. Como ponto negativo vem o choque com a prática, poucos professores que se dizem histórico-cultural definitivamente exercem em sala de aula.

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  3. maria goreti

    R:A JUNÇAO DAS ABORDAGENS TECNICISTA, COMPORTAMENTALISTA E SÓCIO- CULTURAL DEU MAIS LIBERDADE NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO SOCIAL, COGNITIVO E AFETIVO. OS ALUNOS ESTAO MAIS PREPARADOS PARA O FUTURO.

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  4. ivone
    4- Que consequências podem ser apontadas para a realização de práticas pedagógicas alicerçadas nas concepções identificadas no filme?
    R: A abordagem tecnicista traz conseqüência para o aluno porque vai formar aluno, conformado, passivo sem opinião já, a sócio cultural vai formar alunos ativos, que vai guestionar. O comportamentalismo deu mais liberdade no processo ensino aprendizagem no crescimento social..

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  5. Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Curso: Pedagogia 3 fase
    Disciplina: Didatica I
    Professor: Everson Hunter
    Academica: Denise de Souza Inacio

    A consequencia em relação a abordagem construtivista, é que a formação dos alunos sera totalmente tecnica, eles receberam imformaçoes prontas, aprenderam metodos para chegarem ao objetivo e nada mais, não precisaram penssar muito.
    Agora a consequencia que a sócio-cultural nos tras é muito boa. Ela fas com que seus alunos penssem, agem, perguntem, e principalmente busquem suas proprias respostas para suas perguntas. O professor e o aluno aprendem juntos, o professor ensina e o aluno aprende, o aluno ensina e o professor aprende, com os dois juntos o aprendizado e o desenvolvimento de ambos na sala é muito grande e gratificante para os dois.

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  6. Uma consequência negativa da prática pedagógica tecnicista é que teremos a formação somente técnica do aluno, e não intelectual. Formando assim alunos passivos que vão com pactuar com o que é vivido pela sociedade. Porém nesta pratica pedagógica o período de formação é muito mais rápido, o que não quer dizer que os alunos serão formados com qualidade. Analisando a abordagem sócio-cultural podemos perceber que esta enfatiza a troca de experiências, a interação, valorizando a linguagem e a cultura... formando assim alunos críticos. O grande problema que ocorre nesta abordagem é na maioria das vezes os professores se dizem sócio-culturais, mas na prática não passam de professores tradicionalistas...

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  7. São identificadas a abordagem comportamentalista e a sócio-cultural. Na abordagem comportamentalista o aluno só recebe o conteúdo, e só memoriza todo o conteúdo que é recebido pelo professor. Nessa abordagem irá trazer alunos passivos, que não questionam.
    E na abordagem sócio-cultural o aluno é o criador de seu conhecimento, ele questiona, existe interação entre aluno-professor, o aluno reflete sobre as questões que lhe são apresentadas. Se tornaram alunos ativos e criticos.

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  8. Acadêmica: Fabiana Salvador Medeiros

    No filme é identificada a concepção comportamentalista e a sócio-cultural
    Na abordagem comportamentalista, a preocupação é reproduzir os conteúdos, por meio da memorização, pois recebem tudo pronto. Formando assim alunos alienados e passivos conformados, com sua vida escolar e social.
    Na concepção sócio-cultural a relação professor x aluno e é horizontal e não imposta, prevalecendo o dialogo entre professor e aluno, os alunos recebem informações e analisam os aspectos de sua própria experiência existencial. O aluno é crítico produz seus conhecimentos e reflete sobre as coisas ao seu redor, tem opinião própria. Sendo que professor e o aluno aprendem juntos.

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  9. Lezi Zilli

    As abordagens tecnicista comportamentalista trazem conseqüências para o aluno.
    Porque vai formar alunos conformados passivos sem opinião própria.
    Já o sócio cultural formará alunos ativos que irão questionar a liberdade no processo de ensino e aprendizagem num crescimento social cognitivo e afetivo,os alunos estarão preparados para o futuro.

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  10. Acadêmica Deise Colonetti
    Pedagogia – 3º fase.
    A abordagem comportamentalista modela e reforça o comportamento humano. Condiciona as pessoas a seguirem um planejamento tornando-as seres sem opinião, nessa abordagem o diálogo é deixado de lado e o aluno passa a ser um mero receptáculo de informações. Essa abordagem forma pessoas passivas e conformadas, que não buscarão tentar mudar sua realidade. Elas são programadas para fazer (agir na prática), sem pensar nas razões, e consequências de seus atos. Geralmente, essas pessoas passam suas responsabilidades para os outros, deixando que esses decidam por elas.
    A abordagem sociocultural forma pessoas pensantes e conscientes de seus deveres e direitos. Elas apresentam senso critico, expondo suas ideias e dúvidas, e dando sua opinião, contribuindo para a transformação de sua realidade. Elas serão cidadãos conscientes que buscarão agir para seu bem e para o bem comum. “O homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.”(Mizukami,1986, p.87)

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  11. Alter

    consequencias:1 parte

    Neste colégio reina o autoritarismo, com suas regras e seus métodos, tanto de conduta quanto de ensino, totalmente pré-definidos.
    Embora o filme decorra dos anos 50, seu contexto será sempre atual, pois aborda um tempo que realmente existiu, ainda parece existir e não pode ser esquecido – que, infelizmente, temos esbarrado nele camufladamente em algumas várias instituições escolares. Ele enfatiza, de uma forma clássica e bela, o papel para o qual a mulher nasceu para desempenhar, segundo os padrões da época, limitando-a ao sagrado matrimônio, casa, marido e filhos. Ensina, ainda, como iniciou-se a luta feminina pelo seu querer, pela conquista do seu espaço numa sociedade até então inteiramente machista, mesmo que para isso alguns tabus fossem violados. E, finalmente, como se pode notar, é um filme crítico à rigidez social dominante do início do séc. XX e, considero, imperdível para se entender um pouco da trajetória histórica do trabalho docente até aquele momento.

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  12. Alter

    2 parte:consequencias

    a escola objetiva apenas reproduzir os conhecimentos e os valores da sociedade como verdades absolutas, sem objeções ou reflexões sobre os mesmos. A principal função da escola é realizar a preparação intelectual e moral de suas alunas para assumirem seus papéis de esposas submissas e donas de casa exemplares. Cabe observar que esta visão transcende os muros da escola, ela está arraigada na sociedade e na família das alunas. Estas, inicialmente, também reproduziam estes valores. No entanto, as suas concepções sobre suas vidas, seus valores e sua sociedade são modificadas à medida que a professora Katharine, por meio de sua proposta de ensino, começa a despertar o pensamento crítico em suas alunas.

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  13. Sâo identificadas no filme duas abordagens: tecnicista e histórico cultural.
    Na abordagem tecnicista as pessoas tem seu comportamento moldaldo através de técnicas específicas, se integrando na máquina social, sendo que o material instrucional encontra-se sistematizado nos manuais e livros didáticos, e os conteúdos são transmitidos. Assim forman-se profissionais com mais facilidade e rapidez, não sendo necessariamente qualificados.
    Na abordagem histórico cultural há toda uma interação entre professor-aluno, onde os alunos são incentivados a debater, criar, expressar-se livremente, tornando-se assim cidadãos críticos e autônomos perante a sociedade, exercendo seu papel de sujeito ativo.

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  14. Elisama B. João.


    Se a escola trabalha numa concepção comportamentalista, como mostra inicialmente no filme, os alunos (as) formados nesta escola serão pessoas totalmente alienadas, passivas. Dentro de uma sociedade, se renderiam a toda e qualquer exigência que por ventura fosse feita por essa (sociedade) a eles. Porém se a escola trabalhar numa abordagem sócio-cultural, o aluno sairá dela ciente de seus direitos para com a sociedade sim, mais também de seus deveres. Ele terá muito claro que a mudança existe, e deve partir dele. A criança ensinada dentro desta perspectiva (sócio – cultural) se tornará um adulto mais critica e autônomo dentro do meio onde vive. Profissionalmente estará sempre engajado em lutas, por melhores condições de vida, através de grupos sindicais, ONGs não governamentais, e movimentos sociais enfim sempre buscando transformar sua realidade para melhor. Enquanto que o adulto que foi educado dentro da abordagem comportamentalista, sua preocupação será apenas de fazer o seu trabalho, mais perfeito possível, e nem pensa em lutar por direito algum, para ele é como tem que ser, nada do que ele fizer mudará a realidade.

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  15. Antonia da Silva Lima22 de junho de 2010 às 17:51

    Antonia
    No filme a professora é de tendência progressista, luta com as rigorosas normas e motiva suas alunas a ir além do que estava determinado a construirem conhecimentos. A Relação da professora com os alunos demonstrava atitudes, valores e personalidade, com isso gerava confiança tanto da parte da professora como dos alunos.

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  16. Na abordagem Tecnicista os alunos serão formados pessoas passivas, que aceitam facilmente decisões de outros por não ter uma consciência critica.Já na abordagem sócio - cultural os alunos vão aprender a questionar, analizar , construir ...
    Serão cidadãos críticos.Porém a maior dificuldade que o sócio - culturalismo enfrenta são professores que dizem seguir essa abordagem mas em sala de aula não o fazem.

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  17. As cosequencias que podem ser apontadas, baseadas nas abordagens mostradas no filme são, na teoria tecnicista o aluno sai um exelente tecnico, mais ele vai ser apenas isso, ele não é criativo, critico, mais nada, já na escola socio-cultural que é a segunda abordagem trabalhada no filme, valoriza a construção do conhecimento, a discução entre professor e aluno, tornando assim um ser criativo, critico, autonomos, sujeitos de sua propria historia.

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  18. UNIVERSIADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE-UNESC
    Curso: Pedagogia
    DISCIPLINA: Didática I
    Professor: Everson Ney Hüttner Castro
    Acadêmica: Franciane da Silva



    O filme o sorriso de Monalisa relevaram com propriedade duas concepções a comportamentalista e a sócio-cultural.
    A abordagem comportamentalista visa à reprodução dos modelos determinados pela sociedade, o aluno é um recipiente de informações e por meio da transmissão de conteúdo que manipulam, controlam e moldam o comportamento do homem, para manter a ordem social vigente. Formando assim alunos passivos, alienados e sem reflexão critica.
    Entretanto a sócio-cultural, visa à interação professor-aluno, troca de experiências, valorizando a linguagem e a cultura... Desenvolvendo no aluno o pensamento critico a reflexão a cerca do que esta sendo imposto. Construindo sujeitos autônomos, críticos, com opinião e identidade própria, para exercer seu papel de cidadãos ativos na sociedade.

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  19. IZABEL CARLOS

    A obra de Mizukami deixa a desejar quanto ao aspecto da abordagem sociocultural, pois ela é baseada somente na versão de Paulo Freire, Vigostsk que até então não era conhecido no Brasil, não é representado na obra. Aparecendo somente no filme. Então nessa abordagem, ela não consegue dar conta. Porém na abordagem comportamentalista, sim, obra e filme se complementam, é muito claro ver uma na outra.

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  20. IZABEL CARLOS
    A criança quando educada dentro da tendência tecnicista, será uma criança passiva, sem criatividade, e no futuro profissionalmente apenas um repetidor de tarefas sem iniciativa própria. Já a criança educada dentro de uma perpectiva histórico social (sócio cultural), será uma criança adepta do diálogo, terá mais criatividade, será critica consigo e com o mundo a sua volta, e terá a noção bem claramente de ele (a) é um agente transformador. Quando adulto será alguém que lutará pelos seus direitos dentro da sociedade em que está inserido.

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  21. Anônimo disse...
    Michele B Da Silva disse...
    UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
    CURSO: Pedagogia
    DISCIPLINA: Didática I
    PROFESSOR: Everson
    ACADÊMICA: Michele B Da Silva
    DATA: 23/06/2010
    Em uma escola comportamentalista com professores que também trabalham com essa pratica trazem conseqüências para os alunos, pois eles aprenderiam apenas a técnica e os métodos de se chegar a um determinado objetivo. Formaria ótimos profissionais com muita técnica, mas seria só isso e nada mais na parte técnica.
    Dentro de uma escola com a abordagem sóciocultural o aluno diante desse processo extraem conteúdos da aprendizagem atingindo um nível de consciência sobre essa uma realidade a fim de atuar na transformação social constrói sua historia.

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  22. O filme mostra duas abordagens: a comportamentalista e a sócio-cultural. A consequencia que teria na abordagem comportamentalista é que a escola cria alunos passivos e sem opinião própria. Os alunos sabem de tudo, mas tudo o que se sabe aqui é decorado não realmente aprendido. E a consequencia da abordagem sócio-cultura, é que nessa abordagem o professor tem o papel de despertar a criticidade no aluno, não pode dar o conteúdo pronto, tem que fazer com que o aluno pesquise, se interesse pelo assunto.

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  23. Acadêmica: Jocieli Cruz – Pedagogia.
    No comportamentalismo é considerado que as ações humanas podem ser modificadas, por meio de estímulos que logo trarão respostas. Contudo, o aluno nesta abordagem acaba sendo formado como um agente passivo capaz apenas de reproduzir o que lhe foi estimulado. Desta forma é a sociedade quem dita às regras para a escola, pois pelo fato de esta formar agentes passivos percebe-se que a escola serve para o ajustamento dos mais novos em uma sociedade com determinadas necessidades. O aluno acaba praticando para depois reproduzir e suprir as necessidades impostas pela sociedade.
    Na abordagem sociocultural o aluno é levado a refletir, a reavaliar e a procurar mecanismos para a solução dos problemas. Portanto, a formação dos alunos baseia-se em conscientiza-los sobre suas realidades culturais, sociais, politicas, etc., mostrando-lhes caminhos para que se possam obter soluções para tais problemas. Contudo nesta abordagem o aluno á levado a pensar criticamente naquilo que lhe foi imposto com o objetivo de solucionar ou melhorar tal questão. Desta forma, a interação entre os colegas torna-se fundamental para o pensar criticamente, como também para a aquisição de uma solução que possa favorecer o todos, consequentemente acaba-se por exercer a democracia.

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  24. UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE- UNESC
    CURSO DE PEDAGOGIA
    DISCIPLINA: DIDÁTICA
    PROFESSOR: EVERSON
    ACADÊMICA: GISELE PALHANO DA S. MOTA

    No filme esta presente duas concepções: a comportamentalista e a sócio-cultural.
    É como conseqüência a comportamentalista trás o controle social, ou seja, não há desenvolvimento da individualidade porque o comportamento é moldado de forma externa e faz com que a educação se torne apenas transmissão de conteúdos, tornando os alunos apenas em receptores e não alunos críticos.

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  25. E já a abordagem sócio-cultural é uma abordagem crítica e criadora e não simplesmente de armazenamento de informações, ou seja, forma alunos capazes de incorporar o seu próprio ser, então acredito que a conseqüência dessa abordagem é para a sociedade porque quer pessoas alienadas para serem manipuladas com mais facilidade e não críticas, pois pessoas críticas participam ativamente da sociedade.

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  26. marilia rosso da rosa23 de junho de 2010 às 20:21

    No filme é identificado a concepção comportamentalista e a socio-cultural.
    na concepção comportamentalista o aluno é um mero recpetor de informações se fechando para novos conhecimentos e passando a ser assim aluno passivo, acomodados e conformados com sua vida social e escolar.
    E nao concepção socio-cultural o professor é educador, motivador, provocador e questionador e assim formará alunos ativos, criticos e que tenham opniões próprias, podendo assim expor suas duvidas e idéias contribuindo para a sua formaçao.

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  27. A abordagem comportamentalista tecnicista como consequência tende a criar um individuo passivo, capaz apenas de reproduzir o que lhe foi condicionado.
    Já a sócio-cultural tende a criar individuos capazes de pensar por si próprios, e ter uma consciencia crítica em relação a sociedade, o professor faz com que o aluno sinta vontade de estudar, de estar buscando conhecer mais, e participar criticamente da sociedade.

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  28. Acadêmica: Andressa dos Santos Inácio

    Certamente se a professora continuasse seu método na abordagem comportamentalista, a conseqüência seria que ela estaria formando alunos passivos, que estariam aprendendo por decoreba, que recebem tudo que a professora passa, sem questionar nada. Já mudando seu método para o Sócio-cultural, a professora estava aprendendo junto com seus alunos, pois no sócio-cultural, existe essa relação professor x aluno, isso contribui na aprendizagem de ambos, pois eles aprendem e tem como questionar o conhecimento, levando em conta, suas experiências vividas.

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  29. No filme identificamos duas abordagens, a comportamentalista e a sócio-cultural. Na abordagem comportamentalista, os alunos se tornam pessoas passivas, sem poder de voz, sempre aceitam o que é imposto pela sociedade, mesmo que não concorde, a preocupação maior é com a vida profissional.
    Já na sócio-cultural, o aluno tem poder de voz, expressa suas dúvidas e opiniões, torna-se um cidadão crítico e ativo que luta pelos seus direitos.

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  30. No filme pode-se identificados as seguintes abordagens:
    Comportamentalista e Socio-Cultural
    No comportamentalista o aluno é mero recpitor, fechando para novas informações como mostra no filme elas só tem o interresse de serem boas donas de casa.
    Socio-Cultural: O aluno não recebi o conteúdo pronto , o professor só mostra o caminho o aluno que vai atrás.

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  31. Thaís Barbosa De Faveri.

    No filme são identificada duas concepções a comportamentalista e a sócio-cultural, onde a conseqüência da realização de práticas pedagógicas seria:
    Na Comportamentalista ou tecnicista se caracterizam por transmitir os conteúdos por meio de planejamentos prontos, apostilas, manuais, livros... O aluno é apenas um receptor de informações, tornando-se passivo e submisso. Forma profissional com rapidez, porém com pouca qualificação e sem criatividade.
    A concepção Sócio-cultural tem como conseqüência o debate em sala de aula, o relacionamento professor-aluno é horizontal, os alunos são incentivados a criar, perguntar, pesquisar, criticar, analisar e terem autonomia. Porém muitos professores dizem que aderem a esta concepção, mas na prática passa longe.

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  32. Franciele da S. Cândido25 de junho de 2010 às 10:13

    UNIVERSIDADE DO EXTEMO SUL CATARINENSE - UNESC
    DISCIPLINA: DIDÁTICA I
    PROFESSOR: ÉVERSON H. CASTRO
    CURSO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA
    ACADÊMICA: FRANCIELE DA S. CÂNDIDO
     
    Em uma escola que trabalha dentro da abordagem comportamentalista, traz como cosequência uma formação de alunos que tem um ensino padronizado simplesmente para reproduzir o que a sociedade impõe a eles.
    Já em uma escola que trabalha a abordagem sócio- cultural, ela nos faz com que os alunos se tornem sujeitos ativos, que por consequência vão se tornar cidadãos pensantes e com opinião crítica e assim se tornando sujeitos capazes de construir a sua história.

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  33. Franciele da S. Cândido25 de junho de 2010 às 10:15

    Franciele da S. Cândido disse...
    UNIVERSIDADE DO EXTEMO SUL CATARINENSE - UNESC
    DISCIPLINA: DIDÁTICA I
    PROFESSOR: ÉVERSON H. CASTRO
    CURSO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA
    ACADÊMICA: FRANCIELE DA S. CÂNDIDO
     
    Em uma escola que trabalha dentro da abordagem comportamentalista, traz como cosequência uma formação de alunos que tem um ensino padronizado simplesmente para reproduzir o que a sociedade impõe a eles.
    Já em uma escola que trabalha a abordagem sócio- cultural, ela faz com que seus alunos se tornem sujeitos ativos, que por consequência vão se tornar cidadãos pensantes e com opinião crítica e assim se tornando sujeitos capazes de construir a sua história.

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  34. Acadêmica: Maira A. Aguiar

    São identificadas no filme duas concepções de aprendizagem que são: a comportamentalista e a sócio-cultural, na qual suas conseqüências são bem específicas, são elas:
    Na abordagem comportamentalista ou tecnicista vemos alunos passivos, conformados. Essa concepção faz com que a sociedade não mude e continue a ser como é, pois os alunos são moldados para isso, não há incentivo para mudança. Vemos aqui a perpetuação de uma sociedade conformada com os problemas sociais, econômicos, e desiguais, em todos os sentidos. A preocupação maior dessa abordagem é da quantidade de conteúdos dados e não da qualidade dos mesmos.
    Na abordagem sócio-cultural temos conseqüências bem diferentes, isso se trabalhada de forma correta, pois o que mais vemos são professores mal formados para trabalhar com essa concepção e por isso acabam fazendo utilização de outras abordagens na sua prática educativa. Aqui o aluno é o centro do processo, há uma grande preocupação com a qualidade do ensino passado para eles. Os alunos são incentivados a pesquisar, a terem sua autonomia de pensamentos e dos seus atos, de criticarem o que a sociedade lhe impôs. A conseqüência maior dessa concepção seria a de cidadãos preocupados em todos os sentidos com a sociedade em que vivem, na qual eles sabem que podem mudá-la se quiserem. Cidadãos conscientes dos direitos e deveres que cada um tem. Essa abordagem preocupa-se com a história que cada um traz dentro de si e usa disso para que o aprendizado seja prazeroso e conseqüentemente internalizado como conhecimento e não apenas como informação.

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  35. Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
    Disciplina: Didatica
    Curso:Pedagogia
    Professor:Éverson
    Acadêmica: Cintia Pires


    São identificadas no filme a comportamentalista e a sócio-cultural.
    A comportamentalista o aluno recebe o conhecimento de forma transmitida, onde o professor passa para o aluno somente o que ele acha necessário, desta forma o aluno torna-se um receptor passivo, não tendo uma consciência crítica formada, sendo ajustado a sociedade, sendo uma pessoa também sem a autonomia. os pontos positivos deste método de trabalho é que forma profissionais com maior rapidez, porém com conseqüência negativa de formá-los sem qualidade e não criativos. O sócio-cultural trabalha com o contexto social na escola junto com o científico. onde existe a relação professor e aluno, trabalha com debates, existe muita participação e instiga o aluno a participar, questionar, criar,dar sua opinião, tornando dessa forma alunos autônomos, críticos, que irão, ter voz, um espaço no meio social e que não serão alienados, o único ponto negativo é o choque com a prática, poucos professores que afirmam ser histórico-cultural não conseguem exercer em sala de aula.

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  36. Acadêmica: Maira A. Aguiar

    O livro de Mizukami consegue de forma completa explicar a postura tomada pela escola, das alunas e da professora no começo também. Esses trabalhavam com uma abordagem comportamentalista (tecnicista), na qual o aluno só recebe o conteúdo pronto, no filme, representada na forma de apostilas, onde as aulas já estavam planejadas e prontas, isso sem a participação das alunas, a instituição e no começo também a professora tinham o intuito de moldar – manipular o comportamento das meninas conforme eles queriam.
    O livro também consegue explicar, mas não de forma completa, a outra concepção que a professora acaba aderindo no decorrer do filme que é a sócio-cultural, que faz com que o aluno tenha autonomia e que desempenhe uma consciência da realidade a sua volta. No livro essa abordagem é descrita por Mizukami como uma tendência que tentar propiciar aos alunos uma conscientização dos problemas que eles vivem em seu dia-a-dia, e é bem isso que a professora faz com suas alunas, tenta mostrar que estudar não é só para ser uma ótima dona de casa, mas que a educação pode também proporcionar uma carreira profissional e também um espaço na sociedade como um ser pensante e ativo.
    No entanto, Mizukami em seu livro, tem referencia somente em Paulo Freire e para que a concepção sócio-cultural fosse explicada de forma completa precisaria passar por uma atualização, pois hoje temos Vygotski que trabalha com essa abordagem e que a explica com mais clareza e afinco.

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  37. Dentro de uma abordagem comportamentalista,os alunos formados serão excelentes técnicos, porém não serão estimulados para o pensamento crítico.
    Enquanto na abordagem sócio cultural os alunos são educados para serem autores da sua própria história, serem autônomos e terem uma consciência critica a respeito da sociedade em que vivem, dessa forma podem ser transformadores da realidade social vigente.

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  38. Bruna Dal-Bó

    Em uma escola que trabalha dentro da abordagem comportamentalista, o ensino seria exclusivamante técnico e teria muita eficácia na transmissão do conhecimanto, porém os alunos seriam sistematizados, sem nenhuma autonomia no pensar e agir, ótimos profissionais obedientes.
    A abordagem sócio cultural enfatiza a autonomia do aluno, para que sejam criticos e transformadores. O objetivo é ensiná-los a pensar e não serem apenas alunos receptores de informações e conteúdos, mas formuladores de idéias e pensamentos.

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  39. As consequências de uma escola com a abordagem comportamentalista seria de alunos paasivos diante dos assuntos abordadoa, que seguem um padrão nas atividades e ótimos técnicos sistematicos. Já dentro de uma abordagem sócio cultural o objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam a arte de pensar, não sejam apenas individuos que ouvem e recebem, mas que pensam criticamente a respeito do que ouvem, são alunos participativos.

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  40. Em uma escola comportamentalista permanece o método de transmissão e recepção de informações, dessa forma o senso critico dos alunos fica de lado e é priorizado os conteúdos, é um ensino diretivo, e modela os alunos, é uma modeladora de comportamento humano, com o objetivo de manter a ordem social, essa escola nunca formaria revolucionários.
    A escola sócio cultural é completamente diferente, porque mantém um relacionamento com o aluno, dando espaço para que ele desenvolva sua autonomia e participe das aulas, leva em conta o social do aluno, fazendo com que ele desenvolva capacidade para transformar o meio, e não apenas de o meio transformá-lo.

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